RJ reúne secretários para firmar plano estratégico para o fim da vacinação contra aftosa

0
82
Site do Café

Novo status exige medidas sanitárias, como controle de rotas de vigilância específica nas fazendas

Com a suspensão da vacinação contra a febre aftosa programada para 2021, o Estado do Rio de Janeiro reúne nesta sexta-feira (6/3) os secretários municipais de agricultura em um evento de lançamento do plano estratégico para retirada da vacina.

Organizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado (SEAPPA), o 1º Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do RJ também terá a participação de prefeitos, órgãos e entidades do setor agropecuário.

No evento, também serão apresentadas ações previstas para 2020 pela pasta, que teve um aumento de R$ 100 milhões no orçamento neste ano . “A proposta é promover uma troca de informações e oferecer aos secretários as ferramentas para que incentivem o setor agropecuário nos municípios”, diz o secretário de Agricultura do Estado, Marcelo Queiroz.

Status exige série de medidas

O Rio de Janeiro não apresenta casos de febre aftosa há cerca de 20 anos, tendo status de livre da doença com vacinação. Para alcançar o novo status sanitário, sem vacinação, o Estado precisará cumprir uma série de medidas, como barreiras sanitárias, controle das rotas, vigilância específica nas fazendas, entre outros.

Nesta sexta, a Seappa também lançará o programa Cooperativar, que oferecerá apoio técnico e institucional para a regularização de cooperativas.

Também está prevista palestra da Agência de Fomento do Governo (AgeRio), que apresentará as linhas de fomento para o setor agropecuário em 2020, e o anúncio de início das obras da Colônia de Pescadores Z-20, com operação em 7 municípios do noroeste do Estado e sede em Itaperuna.

site do café

Deixe uma resposta