Requeima em bovinos é causada por intoxicação
Saiba mais sobre a requeima em bovinos
A requeima é uma doença que caracteriza a sensibilidade do animal aos raios solares, ocasionando queimaduras, a partir de fotossenbilização pela ingestão de plantas.
De todos os animais, os bezerros são os que mais sofrem com a requeima, principalmente na fase do desmame, mas bovinos de todas as idades estão sujeitos à doença.
Entre os sintomas, estão as lesões causadas em áreas de pelagem menor e também as mais expostas a luz solar. Muitas vezes, essas lesões são acompanhadas por bicheiras e outras infecções. Além de baixo peso, o desânimo que leva o animal a ficar deitado por muito tempo, o que não é normal, e fezes secas também são apresentados. Outros aspectos são rugidos de dor. Por isso é importante o produtor estar sempre atento ao rebanho e qualquer sinal de anormalidade, consultar um veterinário de confiança.
Existem duas causas da requeima em bovinos
A causa primária é quando o animal consome a erva de São João ou esse animal passa por um tratamento com substância química ou medicamento, como a tetraciclina.
Cauda secundária é quando o animal tem algum problema hepático. Principalmente, se animais jovens consumirem a braquiária sem adaptação. Esse tipo de capim solta uma toxina no fígado e esse animal passa a desenvolver a requeima em bovinos.
A partir de identificação da doença e também da causa, é preciso
- Remover os animais doentes da pastagem;
- Oferecer sombra para eles;
- Tratar as lesões com pomadas cicatrizantes.
A dica para prevenir a requeima em bovinos na fase da desmama é não colocar o bezerro para consumir a braquiária diretamente. A adaptação é fundamental para evitá-la. O índice de mortalidade é de até 40% no Brasil. O ideal é servir a ração com um pouco de braquiária. Ao inserir a planta aos poucos no dia a dia da alimentação, o risco de intoxicação é menor.
Publicar comentário