Raças de cavalos
Raças de cavalos
Raças para sela e montaria
Brasileiras : mangalarga, mangalarga marchador (mineiro), campolina, guarapuava, BH (brasileiro de hipismo), sertaneja, pantaneira e crioulo.
Outras nacionalidades : árabe, puro-sangue inglês (especializado para corridas), alter, anglo-árabe, andaluz, trotador americano, hackney, persa, quarto-de-milha, trakehnen, morgan, palomino, apaloosa, pinto (tobiano americano) e american saddle horse.
Raças para tração pesada
Diversas origens : pecherin, bolonhês, clydesdale, bretão, suffolk, belga e shore. A raça shire é a mais pesada, atingindo os machos 850 a 900 kg e as éguas, de 750 a 800 kg.
Raças para tração ligeira
Diversas origens : ardenesa, hackney, alemã, francesa, morgan, orloff e standardbred.
Como podemos verificar, algumas raças podem ser classificadas em mais de uma categoria. Devemos salientar, ainda, como podemos verificar pelas relações anteriores, que todas as raças brasileiras são de cavalos para sela ou montaria embora, na prática, muitos sejam empregados na tração de charretes, carroças, arados, etc.
Raças de Pôneis
Pôneis são denominados todos os cavalos com menos de 145cm de altura, enquanto que os com menos de 120cm são considerados anões. Inglesa : shetland, espalhada e criada por todo o mundo. Existem outros tipos de cavalos denominados pôneis, mas que, realmente, não são de raças definidas, como o pônei-polo e o welsh que nada mais é do que um árabe pequeno.
Pequiras ou Petiços
Existem, no Brasil, cavalos muito pequenos, chamados de pequiras ou petiços mas que não são pôneis e não constituem uma raça: são animais que não se desenvolveram normalmente.
Mini-Cavalos
Há muitos anos, começaram a ser produzidos mini-cavalos que nada mais são do que animais puros de qualquer raça, filhos de animais de tamanho normal mas que nasceram pequenos, com o emprego de uma técnica especial. Podem ser, assim, obtidos mini-árabes, mini-pecherons, etc. Já foram obtidos cavalos com 7kg, peso esse inferior ao de muitos coelhos.
Publicar comentário