A quantidade de machos em uma criação de aves

0
110
A quantidade de machos em uma criação de aves
Site do Café

A quantidade de machos em uma criação de aves

O número de machos em um plantel de aves é muito importante. Se houver machos em excesso as despesas são maiores, as fêmeas são incomodadas muitas vezes sem necessidade e os lucros diminuem.


Se, porém, o número de machos for pequeno, o número de ovos claros será muito grande, trazendo prejuízos pela baixa porcentagem de eclosão.

Pela tabela a seguir, o avicultor terá as indicações necessárias em cada caso, ou seja, a quantidade de fêmeas para cada macho:

– Galos de raças leves 10 a 12 fêmeas
– Galos de raças pesadas 8 a 10 fêmeas
– Perus 8 a 15 fêmeas
– Faisões 6 a 8 fêmeas
– Marrecos 4 a 5 fêmeas
– Patos 6 fêmeas
– Gansos 4 fêmeas

– Cisne 1 fêmea

Os animais nascem, crescem, chegam ao momento de se reproduzirem e o fazem durante certo tempo. Chega, então uma época em que, embora ainda possam procriar, não mais é aconselhável a sua manutenção porque se tornam antieconômicos, devido à queda de sua produção ou à qualidade de seus produtos.

Até quando as aves devem ser aproveitadas na reprodução, está indicado, a seguir:

– Perus 4 anos
– Angolinha vários anos
– Faisão vários anos
– Marrecos 1 postura
– Patos vários anos

– Gansos vários anos
– Cisnes vários anos
– Galinhas 1, 2 e em casos especiais, 3 posturas, de acordo com diversos fatores, principalmente o econômico. Normalmente, é aconselhável manter as galinhas para ovos de consumo, só na primeira postura, enquanto as destinadas a ovos de incubação podem fazer uma segunda postura, mas somente após uma seleção rigorosa.

Deixe uma resposta