×

Principais doenças nos caprinos

Principais doenças nos caprinos

Principais doenças nos caprinos

Principais doenças nos caprinos

Os caprinos possuem uma boa resistência quanto às doenças, principalmente quando recebem bons cuidados de higiene e de alimentação. No entanto, estes animais podem ser atacados por moléstias causadas por vírus, bactérias e também por parasitas. Alguns exemplos de doenças são a broncopneumonia, a brucelose, a febre aftosa, a papilomatose e o empanzinamento. Quanto aos parasitas, alguns são o berne e a sarna dermodécica.

Broncopneumonia: Doença que ocorre em épocas de frio causada por bactérias.  Ocorre quando os animais estão mal abrigados e mal alimentados. Os principais sintomas da broncopneumonia são a tosse seca, a respiração difícil, o corrimento nasal e os pelos ásperos e eriçados. Além disso, o animal contaminado emagrece com rapidez.

Brucelose: Moléstia causada por bactérias que ataca não só os caprinos, mas também, os humanos. Tomar leite cru de cabra com brucelose é uma das formas de se contrair a doença. As cabras contaminadas diminuem a produção de leites e de filhotes, além de terem um alto risco de aborto no quarto mês da gestação.

Febre aftosa: Causada por vírus, a febre aftosa também ataca os bovinos e o homem. Não é uma doença comum em caprinos. Nestes animais, os principais sintomas são a febre alta, vesículas na boca, nas unhas e no úbere, saliva abundante e baba.

Papilomatose: Também conhecida por verrucose, a papilomatose ataca diversos animais, além do homem. Os animais mais jovens estão mais propícios a contraírem essa doença, causada por vírus. Os sintomas são o aparecimento de pequenos nódulos que crescem e se multiplicam a ponto de formarem um aglomerado de verrugas escuras. Estas aparecem sempre na cabeça, no pescoço, no úbere e nos membros.

Empanzinamento: Ocorre quando o animal come muitos alimentos concentrados e não bebe água suficiente. A falta de sal na alimentação dos caprinos também leva à doença. A cabra com empanzinamento apresenta a barriga volumosa e o animal deixa de comer, de ruminar e fica quieto.

Berne:  A mosca berne, ao depositar seus ovos em outras moscas, permite com que estas, ao sugarem o sangue dos caprinos, possibilitem a entrada de larvas na pele dos mesmos. Depois de se desenvolverem, as larvas formam nódulos, que se transformarão em feridas. Os animais doentes sentem-se fracos e permanecem quietos.

Sarna dermodécica:  Também conhecida por bexiga, causa nódulos na pele do animal. Os nódulos são de tamanhos variados e surgem na região do pescoço, nas paletas, no antebraço e nas costelas.