×

Preparo do terreno para um pomar

Preparo do terreno para um pomar

Preparo do terreno para um pomar

Preparo do terreno para um pomar

Num pomar, como em qualquer tipo de plantação, a preparação do terreno é muito importante para que as plantas cresçam saudáveis e produzam ótimos frutos.


Muitos são os fatores que influenciam para um bom rendimento do pomar, a adubação, a escolha das mudas, a qualidade do terreno, os tratos culturais dispensados, etc. Nesta matéria, daremos ênfase ao preparo do terreno, um dos fatores de maior importância.

Escolhidas as espécies a serem plantadas, devemos levar em consideração que um pomar misto, com uma área de 5.000m² pode atender as necessidades, em frutas, de 5 famílias médias.

Os trabalhos devem começar com a roçada, a capina e o arrancamento de tocos e pedras. Fazemos, depois, os terraços, as curvas de nível, quando o terreno for em declive.

Nos pomares pequenos, podemos fazer todo o trabalho manualmente enquanto que, nos grandes ou em terrenos planos ou pouco inclinados, podemos arar e gradear com o uso de tratores ou da tração animal.

Os espaçamentos indicados para cada espécie devem ser respeitados para que, com o correr dos anos as copas das árvores não se juntem, prejudicando o arejamento e a insolação, dificultando as colheitas e favorecendo o aparecimento de pragas e doenças, cujo combate se torna mais difícil. Além disso, também as raízes podem se entrelaçar, havendo competição no aproveitamento dos elementos nutritivos existentes no solo, o que prejudica as fruteiras e a sua produção.

Depois de areado e gradeado, o terreno fica pronto para o plantio, devendo-se iniciar o coveamento, de acordo com as necessidades, a adubação, de acordo com as plantas escolhidas e as características do solo.

Devem ser tomadas todas as medidas necessárias para que o terreno preparado não seja estragado por animais, como cavalos, bois ou mesmo cachorros, que venham a destruir parte do trabalho executado.

Um pomar é sempre uma parte importante em qualquer sítio ou fazenda, seja para consumo próprio ou para a venda de sua produção, portanto, deve ser sempre bem cuidado e receber os tratos culturais necessários para se obter o máximo da produção.