×

Pragas e doenças do girassol

Pragas e doenças do girassol

Pragas e doenças do girassol

 

Dentre as pragas que atacam a cultura do girassol, duas se destacam: a lagarta preta e a lagarta “mede palmo”. Ambas atacam as folhas do girassol, o que causa grandes danos à produção. A presença de borboletas pretas com desenhos alaranjados no interior das asas é um forte indício de que há lagartas pretas nas plantas. Já as lagartas “mede palmo” são verdes, com listras longitudinais claras e escuras.

Quanto às doenças, a ferrugem já causou uma imensa perda na produção de girassol nos anos 1960. Ocorre quando a temperatura está muito alta e há muita umidade. O ataque começa pelo baixeiro e depois se expande para as folhas.

Ao contrário da ferrugem, o míldio ocorre em temperaturas baixas, mas também com muita umidade. Alguns de seus sintomas são: flores estéreis, hastes quebradiças e muito grossas e manchas em folhas novas.

Já a podridão da base causa necrose na base da haste do girassol, o que leva a planta à morte, por estrangulamento do caule. Surge quando a temperatura está amena e com muita umidade. O controle se dá pelo uso de fungicidas e rotação de culturas.