Plantas medicinais – em que elas ajudam

0
111
Plantas medicinais - em que elas ajudam
Site do Café

Plantas medicinais – em que elas ajudam

As plantas medicinais auxiliam no tratamento de algumas doenças ou males que atacam as pessoas. Muitas vezes, são a única forma de tratamento utilizado, principalmente em regiões afastadas dos grandes centros e longe das facilidades e dos benefícios dos hospitais, médicos e medicamentos industrializados. Veja nesta matéria, as principais características de algumas plantas medicinais:

– Beladona: devido à atropina que contém, é usada para exame de fundo de olho, porque tem a propriedade de dilatar a pupila. Tem efeitos calmantes e uma bebida feita com suas raízes provoca um sono profundo.

 
– Boldo: mesmos usos que a goiabeira, ou seja, seu chá é utilizado contra diarréias, estomatite e afecções das vias digestivas e como tônico na anemia e na clorose.
 
– Bruxo: laxante, diurético, colagogo (aumenta a bílis), antireumático, etc.
– Caa-Hee: anticoncepcional usada pelos índios.
 
– Apeba, caapeba-do-norte, caapeba verdadeira, malvaisco, malvarisco (Pothomorfe peltata): antiespasmódico, analgésico, antipirético e antinflamatório.
 
– Caapi: possui efeitos eróticos e alucinógenos, utilizada pelos índios.
 
– Caju: as flores são tônicas e afrodisíacas devido à anacardina que contém. A infusão de folhas novas provoca sintomas de embriaguez. As castanhas torradas são excitantes.
 
– Cambará, camará, erva-chumbinho (Lantana camara L.): contra tosse, expectorante e broncodilatador.
 
– Camomila: contra falta de apetite, cólicas, má digestão, etc.
 
– Canela: boa para anemia, gripe, fraquezas, doenças do estômago, etc.

– Canjerana, pau-de-santo: bom contra prisão de ventre, diarréia, febres e é um estimulante.
 
– Cansação-de-leite: tônico, diurético e afrodisíaco, provoca uma sensação de queimadura na pele. Serve, ainda, como repelente, pois os índios do Amazonas a esfregam no corpo para atravessar rios, afastando piranhas e poraquês.
 
– Capim-limão (Cymbopogon citratus): capim marinho, capim-santo, erva-cidreira, calmante ou sedativo antiótico e hipnótico.

– Capim-rei: bom no tratamento de hemorróidas, laxante suave, bom para erupções da pele, urticárias, sarampo, tosses, diarréias, etc.

– Cerqueja: usada para problemas de estômago e intestinos, como diarréias, infecções intestinais, má digestão, vermes, inapetência, diabetes, etc.

Deixe uma resposta