Pêssegos bichados? Veja 3 soluções

0
299
Site do Café

Pêssegos são deliciosos, mas é necessário ter alguns cuidados para que os frutos não apodreçam. As causas podem ser mosca-das-frutas, larvas ou fungos. Veja as dicas de especialistas, abaixo, para prevenir que a sua produção estrague.

Além disso, veja aqui os melhores métodos para plantar mudas de pessegueiro.

Como combater o bicho-de-pêssego?

Entre as várias pragas que atacam o pessegueiro, a mais frequente é a mosca-das-frutas. O ovo que ela coloca na casca do fruto, ao eclodir, libera uma larva que penetra no pêssego alimentando-se de sua polpa.

Caso trate-se de um pomar doméstico, recomenda-se o ensacamento dos frutos e o uso de armadilhas e de iscas. É importante fazer uma permanente limpeza das fruteiras, retirando os frutos atacados que caem ao chão, para evitar que o ciclo reprodutivo do inseto se complete e aumente o número dele na área.

Em uma área maior ou de produção comercial, a sugestão é realizar pulverizações com inseticidas, produtos que devem ser adquiridos sob orientação de um técnico agrícola do varejo agropecuário local.

O profissional terá possibilidade de identificar a praga com maior precisão e indicar o melhor inseticida e dosagem necessária. Por se tratar de um produto tóxico, deve-se ter atenção para o correto uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), que também podem ser encontrados em lojas especializadas.

Ainda pequenos e verdes, estão todos podres os frutos do meu pessegueiro que produz pela primeira vez. O que pode ter dado errado?

É provável que o pessegueiro tenha sido atacado pela podridão parda (Monilinia fructiola), doença causada por fungo que ocorre em flores, ramos e frutos. A incidência da enfermidade se dá principalmente nas fases de floração e pré-colheita, podendo ocorrer em frutos verdes quando lesionados por insetos. Nos frutos, a doença apresenta o desenvolvimento de manchas marrons, que provocam a podridão.

Como método de controle, retire do pomar os frutos atacados, pois os fungos que contêm produzem esporos que podem contaminar outros pêssegos. O indicado é que se faça tratamento preventivo com fungicidas registrados para a cultura.

As aplicações devem ser iniciadas após a poda de florescimento e mantidas até a pré-colheita.

Para melhor diagnóstico das condições do pessegueiro, no entanto, e recomendação do defensivo agrícola, caso seja necessário, a sugestão é entrar em contato com um engenheiro agrônomo da região.

O que faço para conseguir frutos sadios? Os pêssegos de minha chácara em Santana do Deserto, MG, são lindos, mas sempre cheios de bichos.

Provavelmente, os pêssegos estão infestados por larvas de mosca-das-frutas. Quando ocorre em plantios em grandes áreas, recomenda-se realizar o monitoramento com armadilhas McPhail iscadas com proteína hidrolizada.

Depois de capturados os insetos, é indicado realizar o controle por cobertura ou com iscas tóxicas, opção ecologicamente mais correta. No caso de usar inseticidas, recomenda-se considerar apenas produtos registrados para a cultura no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em pequenas áreas ou em pomares caseiros, deve-se fazer, aproximadamente 30 dias antes da maturação, o ensacamento dos frutos com sacos de papel manteiga ou tecido TNT.

 

Deixe uma resposta