Passo a passo de como começar uma plantação de maracujá
A plantação de maracujá está em alta no Brasil e pode render bons lucros. Veja nosso passo a passo de como começar o plantio do maracujá!
Quantas vezes você já recomendou que alguém tomasse suco de maracujá para se acalmar? Pelo menos uma vez na vida, não é verdade? Isso acontece porque é de conhecimento popular que o maracujá é uma fruta com propriedades calmantes. O seu consumo pode ser realizado para relaxar e para combater a insônia, sem falar que é uma das frutas mais saborosas para a produção de sucos, atendendo ao gosto de muitos brasileiros.
Além de fazer bem para a sua saúde, o maracujá também pode ser ótimo para a sua vida financeira, pois o cultivo desta fruta é um dos mais valorizados do mercado. É uma fruta relativamente pequena e deriva da árvore.
Quer começar um negócio de fácil operação e que ofereça um lucro alto? Pois bem, a sua chance de atingir este objetivo é através da plantação de maracujá, que requer pouca manutenção e possui uma boa diversidade comercial.
O maracujá é uma fruta amplamente consumida no Brasil, podendo ser encontrada em mais de 100 espécies, no entanto, apenas cinco tipos estão entre os mais cultivados comercialmente.
Talvez você esteja se perguntando: cultivar esta fruta é muito difícil? Não, mas requer cuidados específicos para obter uma colheita de boa qualidade. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui mais informações e dicas sobre a plantação de maracujá. Confira!
Conheça a Origem do Maracujá
Você quer fazer da sua empresa um sucesso? Então, comece ao conhecer tudo sobre o produto que será comercializado. O maracujá é uma fruta que nasce do maracujazeiro, tendo o nome científico de Passiflora Edulis Sims, pertencendo à família das Passifloráceas, crescendo em formato de ramagens, assemelhando-se às plantas do tipo trepadeiras.
O maracujá tem a sua origem na América do Sul e América Central, tendo sido descoberta na civilização pré-colombiana, quando era conhecida como sacra-fruta e era considerada uma dádiva dos deuses. Ao longo do tempo, a fruta se espalhou pelo mundo, sendo utilizada para o consumo. O maracujazeiro se desenvolve muito bem nas regiões que apresentam um clima Tropical, apresentando calor moderado e períodos regulares de chuva.
Na atualidade, o Brasil é o maior produtor de maracujá, sendo acompanhado pelo Caribe e Estados Unidos. A principal finalidade do maracujá é a extração da poupa, que é muito usada para a fabricação de sucos, sorvetes, doces, entre outros alimentos.
Por que Você Deve Começar uma Plantação de Maracujá?
O ramo da agricultura é um dos pilares da economia brasileira, caracterizando-se por ser bastante rentável. Se você ainda não tem certeza sobre trabalhar com uma plantação de maracujá, saiba que existem diversos motivos positivos para aderir a esta atividade. Primeiramente, o maracujá é uma fruta amplamente consumida, tendo diversidade comercial, permitindo que o produtor trabalhe com clientes diferentes e aumente os seus lucros.
Apesar de ter muitos investidores, o cultivo de maracujá ainda não é uma atividade que esteja saturada, possibilitando que todos os produtores obtenham o seu espaço, podendo trabalhar com consumidores nacionais e internacionais. Além disso, o maracujá é uma fruta típica da América do Sul, desenvolvendo-se com facilidade em nosso ambiente cultural, dispensando os elevados custos com manutenção e promovendo economia para o bolso do agricultor.
Claro, sempre é possível reduzir os custos ainda mais, porém, observe até que ponto a redução dos custos estará sendo bom para a sua empresa, afinal, ao reduzir os custos poderá estar diminuindo o nível de produção da sua empresa, talvez até o aparato tecnológico.
7 Passos De Como Iniciar A Sua Plantação De Maracujá
Planejar-se é essencial para fazer sucesso em qualquer ramo empresarial, não sendo diferente com o cultivo de maracujá, que deve ser acompanhado desde o início até a colheita. Por isso, acompanhe abaixo as dicas para iniciar a sua plantação de maracujá.
1 – Selecione O Local Adequado Para A Plantação De Maracujá
Antes de dar início à plantação de maracujá, a sua primeira tarefa é escolher o local mais adequado para fixá-la. O maracujazeiro não precisa de muito espaço para se desenvolver, no entanto, deve contar com as condições ideais. Escolha uma região que apresente temperaturas elevadas e períodos regulares de chuva, pois a planta necessita de luminosidade, calor e umidade para se desenvolver.
Também, é recomendado selecionar um solo que seja fértil, bem nutrido e drenável, sendo capaz de favorecer o crescimento saudável da planta. Procure um terreno que seja regular, ou seja, plano, pois do contrário você terá dificuldades para promover a semeadura e a colheita da fruta.
2- Prepare O Solo Para Plantar Maracujá

Escolheu o local mais apropriado para iniciar a sua plantação de maracujá? Chegou o momento de preparar o solo para receber as sementes, pois, por mais rico em nutrientes que ele seja, sempre será possível potencializá-lo. A primeira coisa a se fazer é higienizar a área, retirando as impurezas que podem ser vistas superficialmente, pois estas podem vir a machucar a planta quando está começando a germinar ou até mesmo sufoca-la.
Caso o terreno já tenha recebido outro cultivo anteriormente, provavelmente existem restos na sua superfície, que podem atrapalhar a plantação de maracujá. Para não correr este risco, é indicado arar a terra, moendo todos os restos e transformando-os em adubo natural. Também pode-se fazer a calagem do solo para reduzir a acidez, bastando revirá-lo e espalhar calcário.
Essas práticas mencionadas não são apenas adequadas, mas são fundamentais para conseguir ter uma plantação e maracujá de qualidade, que se desenvolva rapidamente e, acima de tudo, tenha pés carregados, o que representa boa lucratividade para o agricultor.
3- Escolha O Tipo De Maracujá
O solo já está mais do que preparado para receber a nova plantação? Agora é o momento de escolher entre as Variedades De Maracujá que será plantado. No Brasil, existem mais de 100 espécies desta planta, mas apenas cinco estão entre as mais cultivadas, são elas: maracujá roxo, alata, nativo, cincinnata e o quadrangularis.
As espécies mais indicadas para o consumo é o maracujá roxo e o alata, que possuem uma poupa mais macia, suculenta e não são tão ácidos, enquanto que os demais tipos podem apresentar um nível maior de acidez, sendo mais indicados para o cultivo ornamental.
A utilização da poupa da fruta é utilizada em praticamente todos os processos de sucos, desde aqueles de máquinas de sucos, pois parte-se da industrialização da fruta in natura.
4- Faça A Semeadura Do Maracujá

Você já escolheu a semente certa para o seu cultivo? Pois bem, então é necessário fazer a semeadura do maracujá. O plantio tem que ser feito entre julho e agosto, após as geadas do inverno. Nesta etapa, comece abrindo as covas para depositar as sementes, as quais precisam ter aproximadamente 12 cm de altura e 10 cm de largura. O espaçamento entre os buracos deve ser de 30 cm de distância.
Os maracujazeiros crescem em formato de trepadeira, logo, precisam ter no que se apoiar. Levando isso em consideração, o ideal é que a semeadura seja feita próxima a cercas ou construídas estruturas de madeira, assim, as ramagens irão crescer para cima e saudavelmente.
5- Irrigue a Plantação de Maracujá
O maracujazeiro requer um clima com temperaturas altas e ao mesmo tempo úmido para se desenvolver. Portanto, é necessário irrigar a plantação de maracujá, o procedimento pode ser feito tanto de forma mecânica quanto manual, desde que a quantidade de água seja controlada para evitar o encharcamento do solo.
No início da germinação, a irrigação tem que ser feita, pelo menos, 2 vezes por semana, com intervalos de 3 dias. Quando a planta brotar, você pode irrigá-la apenas semanalmente.
6- Acompanhe O Cultivo De Maracujá

Para garantir a qualidade do maracujá é de fundamental importância acompanhar o seu desenvolvimento. Observe se estão aparecendo ervas daninhas, se a resposta for positiva é preciso retirá-las. Caso as ramagens do maracujazeiro estejam “desamparadas”, providencie filetes para ancorá-las.
7- Realize A Colheita Da Plantação De Maracujá
Por fim, é preciso realizar a colheita da plantação de maracujá. As frutas estão prontas para a colheita quando apresentam uma textura macia e coloração amarela reluzente, ao identificar estas características, basta cortar as frutas, deixando-as com um cabinho de aproximadamente 5 cm, que evita que elas amadureçam excessivamente e acabem apodrecendo antes mesmo de serem consumidas.
A plantação de maracujá é uma boa opção no Brasil, não apenas em relação a sua boa adequação as condições climáticas, mas também pelo consumo e preço que é vendida. Atualmente, o preço de uma caixa de maracujá de 15 kg é vendida para distribuidoras e revendedoras por aproximadamente R$ 35,00 reais, um preço bem atraente quando se pensa na grande quantidade de maracujá que será obtido em uma plantação.
Cuidado com a questão do suporte do maracujá, devido ao peso da fruta, caso não se tenha uma boa estrutura, poderá “quebrar” os galhos e perder-se parte da produção, você não quer isso, correto?
Publicar comentário