Os ninhos dos coelhos

0
116
Os ninhos dos coelhos
Site do Café

Os ninhos dos coelhos

Os ninhos são os locais destinados às coelhas para que realizem os partos, tenham os seus láparos e os deixem protegidos sem que possam sair, até que tenham 15 a 20 dias de idade. Como as coelhas em liberdade fazem seus ninhos em galerias subterrâneas, devemos dar-lhes um ambiente imitando o natural, mas muito mais higiênico.

Por essa razão, devemos fornecer-lhes um abrigo ou uma caixa de 40 a 50cm de comprimento por 30 a 40cm de largura e 30cm de altura, para as raças médias e de 60cm de comprimento, 50cm de largura e 40cm de altura para as gigantes.

Devem ter uma tampa removível ou móvel, por meio de dobradiças, para que possa ser aberta para facilitar o exame do interior do ninho, o exame das ninhadas, a contagem dos láparos, etc. O seu fundo deve ser coberto por uma camada de palha bem seca ou maravalha fina com 3 a 5cm de espessura, para que a coelha, arrancando os pêlos, complete a construção do ninho.

Há vários tipos de ninhos, podendo ser um simples caixote de madeira, às vezes, aproveitamento de embalagens de frutas como pêras ou maçãs e com os lados de 10 a 15cm de altura, para que os láparos não caiam ou saiam do ninho muito cedo. Os melhores, porém, são os de modelo especial, com tampa. Além de proteger os filhotes do frio, a tampa serve para evitar que, quando assustada, a coelha pule para dentro do ninho, caindo sobre os filhotes, ferindo-os ou até matando-os, pois elas, instintivamente, pulam para cima do ninho, ficando sobre a sua tampa. Além disso, elas passam a maior parte do tempo repousando sobre a tampa do ninho.

Os ninhos devem ser colocados dentro das gaiolas e encostados a um dos cantos da sua parte traseira. Como os coelhos “elegem” um dos cantos do fundo da gaiola para servir de “banheiro”, devemos verificar esse detalhe, pois é de grande importância, pois o ninho não deve ser aí colocado, porque o coelho continuará a urinar e a defecar no mesmo lado e lugar e, como o ninho aí está, isso será feito dentro dele, causando sérios problemas pois ficará cheio de fezes e de urina. Basta colocar o ninho no outro canto e ele permanecerá sempre limpo.

Os ninhos podem ser de outros tipos especiais para serem pendurados do lado de fora e, em geral, na parede traseira da coelheira. Nesse caso, devem ter uma tampa na parte de cima, para protege-los das chuvas, dos ventos, do frio, dos predadores, etc. e se comunicarem com o interior da coelheira por meio de uma passagem que coincide com uma abertura na parede da coelheira. Não aconselhamos esse tipo de ninho por uma série de razões: dificulta e encarece a construção das coelheiras; exige maior número de ninhos disponíveis em uma criação; há maior perigo de serem atacados por predadores ou mexidos por estranhos, etc.

Acreditamos que o melhor seja o ninho livre, citado anteriormente, que é utilizado durante 15 a 20 dias, retirado da gaiola, lavado, desinfetado e depois aproveitado para outras coelhas, sucessivamente. Nos ninhos sem tampa, a altura dos lados pode variar, mas julgamos suficientes 15 a 20cm, para evitar que, quando a coelha sai do ninho, após amamentar seus láparos, leve alguns deles presos às suas tetas.

Seja de que tipo for o ninho, seu piso deve ter uma série de pequenos orifícios para escoamentos, principalmente da urina.

Deixe uma resposta