×

O plantio da maçã

O plantio da maçã

O plantio da maçã

O plantio da maçã

A maçã é a fruta da macieira (Malus domestica) que é uma planta originária de regiões de clima temperado, sendo cultivada no Brasil desde meados do século XX, quando a sua produção tornou-se comercial. O cultivo da macieira é feito, principalmente, no estados das regiões Sul e Sudeste, sendo que as primeiras plantações foram feitas em Santa Catarina.

A macieira necessita de solos com pH 6. O melhor é que o terreno que vá ser utilizado para o cultivo de maçãs já tenha sido plantado anteriormente. Para que o solo atenda as necessidades de elementos como potássio ou fósforo, deve ser efetuada uma análise para que, se necessário, possam ser feitas as devidas correções. O local escolhido deve ser protegido contra ventos fortes, além de não dever apresentar uma inclinação muito acentuada, de preferência, não sendo maior que 20%.

As variedades mais plantadas são a gala, golden delicious, fuji, black john, melrose, entre outras. A época mais indicada para o plantio da macieira é de julho a setembro.

Por se tratar de uma planta de clima temperado, a macieira precisa de um certo período, todos os anos, para “quebrar a dormência”, ou seja, ela necessita baixas temperaturas, por um certo tempo, para que o seu ciclo vegetativo prossiga e para que as plantas dêem frutos e tenham uma alta produtividade. Em regiões onde não há frio suficiente para que seja quebrada a “dormência”, precisam ser utilizados produtos que “compensam” a ausência das baixas temperaturas e fazem com que haja a “quebra da dormência”. Existem algumas fórmulas disponíveis no mercado, que precisam ser aplicadas com pulverizadores.

Apesar da necessidade de muitas horas de baixa temperatura para que seja quebrada a dormência, já existem variedades, desenvolvidas no Brasil, que necessitam de uma quantidade muito menor de horas com baixas temperaturas.

A média de produtividade alcançada no Brasil é de 20 toneladas por hectare.

Tratos culturais

Os tratos culturais mais importantes são as capinas, para manter o terreno sempre limpo e livre de plantas invasoras.

Doenças e pragas

A doença que mais ataca a macieira é a sarna, quando as temperaturas estão mais baixas. Quando as temperaturas são mais elevadas, a doença que mais prejudica a planta é a podridão amarga. As principais pragas são: o ácaro, a mosca-da-fruta e a mariposa-oriental.