O manejo das forrageiras

0
115
Site do Café

O manejo das forrageiras

Deve-se ter cuidado durante o melhoramento de uma forrageira, que é formada por plantas gramíneas ou leguminosas. Se a pastagem nativa for rica em nutrientes, muito pouco precisará ser feito.

Algumas dicas para um bom aproveitamento são:

Feno: pode ser preparado a partir da pastagem produzida em épocas de maior produção ou por plantas direcionadas para este fim;

Silagem: pode ser feito a partir de milho, feijão-miúdo ou sorgo, por exemplo, por meio de um processo conhecido como ensilagem.

Suplementação das pastagens: em épocas onde há pouca vegetação, é necessário dar ao gado plantas suplementadas, como feno, raízes forrageiras e resíduos de colheitas e de silagens.

Raízes e tubérculos: são essenciais para os períodos de escassez, o que garantirá a boa nutrição animal e os ganhos do produtor. Batata, mandioca e cana são os mais utilizados.

Uso de minerais: é preciso adubar o solo corretamente para um melhor aproveitamento das pastagens. Conhecer o solo e corrigir suas deficiências é fundamental nesse processo. Porém, autores apontam que na maioria das vezes, há uma grande carência de fosfato no solo e nas plantas.

Deixe uma resposta