O cultivo do confrei

0
119
Site do Café

O cultivo do confrei

O confrei é uma ótima forrageira e, além disso, é uma planta com comprovados efeitos medicinais, muito utilizada para chás caseiros medicinais. Esta planta não se reproduz por sementes, mas somente por mudas. Para obtermos as mudas, devemos proceder da seguinte maneira:

– cortar toda a touceira, 2 a 3 centímetros acima do nível do solo;

– com todo o cuidado, arrancar a touceira, cavando bem fundo para que ela saia inteira e com o máximo possível de raízes;

– ir desprendendo da touceira, por deslocamento, todas as mudas que saiam com facilidade;

– com uma faca, cortar, para separar do bloco, as mudas que estiverem mais agarradas, cortando as raízes de cima a baixo, para que as mudas fiquem com um pedaço de raiz.

Por esse processo, obtemos boas mudas, de fácil vegetação, “pegando” com facilidade.

Plantio das mudas

As mudas podem ser plantadas sem as folhas ou mesmo com elas mas, nesse caso, só quando são transplantadas logo que são arrancadas. Podem ser enterradas até o colo ou mesmo totalmente cobertas pela terra. Neste segundo caso, demoram um pouco mais a crescer, nos primeiros dias, mas depois continuam com o seu extraordinário crescimento, pois o confrei é uma das plantas de maior velocidade e poder vegetativo.

Obtidas as mudas, pelo processo mencionado, elas podem ser plantadas em caixas com terra, potes de compensado ou papelão especial, em saquinhos de plástico ou mesmo em canteiros ou viveiros, para que se enraízem e brotem. Depois, é só transplantá-las para o local definitivo de plantação. Este é o método mais indicado.

Podemos também plantar as mudas diretamente no local definitivo, mas é aconselhável regá-las durante alguns dias, até que “peguem”.

A vantagem de plantar as mudas já enraizadas é que, como o confrei cresce muito rapidamente, se o terreno for bem preparado, não há praticamente necessidade de capinas para o controle das plantas daninhas invasoras.

Outra forma de evitar as capinas é proceder a cobertura do terreno com palhas ou capins, para evitar ou atrasar o crescimento do “mato”, dando tempo para o confrei crescer e cobrir o terreno.

O terreno

O confrei não é exigente, mas prefere os solos neutros ou pouco ácidos. Naturalmente, quanto mais fértil a terra, maior a produção. Por isso, quando necessário, basta adubar a plantação com 2 a 5 quilos de adubo orgânico (esterco), por cova, duas a três vezes por ano. Também a adubação química pode ser empregada, mas os elementos e suas quantidades só deverão ser determinados após o exame da composição do solo.

A plantação e seus cuidados

As mudas devem ser plantadas em filas separadas de 1 metro e em covas com intervalos de 0,80m umas das outras, ou 0,80 x 0,80m. A plantação deve ser feita, de preferência, em curvas de nível.

São necessárias 1.200 mudas para a formação de um hectare de confrei e é aconselhável a sua renovação a cada 5 ou 10 anos.

O ideal é fazer uma plantação irrigada, não só porque o seu rendimento é maior, mas também porque isso evitará os problemas decorrentes de uma seca muito prolongada.

O corte

Com 60 a 90 dias, a plantação já está formada e pode ser realizado o primeiro corte. O maior volume das plantas é representado pelas folhas. Como a planta do confrei pode ser inteiramente aproveitada na alimentação, a touceira deve ser cortada totalmente, a 2 ou 3 cm acima do nível do terreno.

Número de cortes por ano

De um modo geral, podem ser dados até 8 a 10 cortes por ano, dependendo naturalmente do terreno, das chuvas ou irrigação, das condições climáticas, etc.

Volume de produção

Uma plantação de confrei pode produzir 200 toneladas de forragem verde, por hectare e por ano.

Fenação

O confrei não se presta muito para a fenação. Tal fato, provavelmente, é devido ao seu baixo teor de fibras, o que acarreta certas dificuldades no seu manejo e maiores volumes de perdas.

Conservação pelo frio e ensilagem

De acordo com estudos realizados, o confrei mantém suas características, permanecendo verde, durante 14 ou 15 dias, quando colocado em sacos plásticos, em geladeiras domésticas. Passando esse prazo, vai ficando amarelado. Já no congelador, depois de 42 dias de colhido, ainda mantém sua cor e consistência.

No que diz respeito à silagem, como o confrei permanece verde durante o ano inteiro, a sua ensilagem só se justifica no sentido de fazer a estocagem da forrageira.

Deixe uma resposta