Melissa ou erva cidreira – planta medicinal utilizada como calmante natural

0
120
Melissa ou erva cidreira - planta medicinal utilizada como calmante natural
Site do Café

Melissa ou erva cidreira – planta medicinal utilizada como calmante natural

A Melissa (Melissa oficinalis L.), também conhecida como erva-cidreira, chá-de-França, erva-cidreira-européia e erva-cidreira-verdadeira, é uma planta herbácea, perene, que atinge até 1m de altura. Apresenta flores pequenas, folhas simples e também pequenas.

Esta planta é bastante conhecida por suas aplicações medicinais. A ela atribui-se a capacidade de atuar como um forte calmante natural, além de ser útil no tratamento de dores de cabeça, agitação, ansiedade e insônia. De suas folhas são feitos chás, além de servirem de matéria prima para diversos medicamentos.

É originária do Oriente Médio, da região mediterrânea e do Sul da Europa. Como o clima destas regiões é subtropical ou temperado, no Brasil, as melhores regiões para o seu cultivo são a região Sul e parte da Sudeste, especialmente no estado de São Paulo e regiões serranas de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entretanto, apesar do cultivo ser favorecido nas regiões citadas, encontramos esta planta em muitas outras regiões do Brasil.

O plantio é feito, normalmente, na primavera e para sua propagação utilizamos sementes. As sementes são plantadas em viveiros, para a produção de mudas, que deverão ser transplantadas, posteriormente, para o local definitivo. Não suporta geadas e ventos frios com incidência direta. Devemos procurar cultivar essas plantas em locais com uma certa proteção contra ventos fortes.

Além de se desenvolver melhor em climas mais amenos, a melissa prefere solos sílico-argilosos, ricos em matéria orgânica e profundos. Não deve ser cultivada em solos muito úmidos ou muito secos.

É uma planta que sofre pouco com doenças e pragas, desde que o solo e as condições gerais de plantio sejam satisfatórias. Se o solo apresentar os nutrientes necessários e o clima for favorável, dificilmente a melissa será atacada por doenças. Uma boa adubação pode reduzir bastante a ocorrência de problemas. Mesmo assim, está sujeita ao ataque de alguns fungos, da broca dos ponteiros e dos pulgões.

Os tratos culturais são simples e resumem-se em manter o terreno livre de invasoras e verificar se o solo não está muito seco, o que criaria a necessidade eventual de irrigação. Além disso, como já mencionamos, a adubação é vital para mantermos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento dessas plantas.

A colheita é feita assim que surgem os primeiros botões das flores. As partes colhidas desta planta são as folhas, que são utilizadas para produção de medicamentos, além de ser um condimento, e as flores, muito utilizadas na produção de essências aromáticas e na perfumaria.

Deixe uma resposta