Hortaliças orgânicas e queimadas

0
146
Site do Café

Pontas do alface ficam escuras, prejudicando a qualidade das folhas

Em uma pequena produção agrícola da comunidade de Córrego de São Roque, destinada para a merenda escolar e para as famílias locais, as pontas das folhas de alface ficam pretas e, depois, um tipo de podridão avança na área em contato com o solo, secando a hortaliça. Caso parecido já ocorreu com o plantio de feijão e está começando a atacar a couve chinesa e a salsa.

Há alguma forma de controle alternativo ou cultivar resistente ao problema?

A necrose ou “queima” das pontas das folhas de alface é normalmente provocada pela deficiência de cálcio. Já o apodrecimento das folhas mais velhas, em contato com o solo, pode ocorrer devido ao ataque do fungo de solo Rhizoctonia solani. Para resolver esses problemas, no entanto, é necessário que o diagnóstico seja preciso, o que seria necessário enviar amostra do material para análise em laboratório ou, pelo menos, fotografias dos sintomas manifestados.

O livro “Doenças da Alface”, publicado pela Embrapa Hortaliças, auxilia na identificação das enfermidades e oferece alternativas de controle para cada uma delas. De qualquer maneira, é importante que a horta seja localizada em lugar bem ventilado e que se faça uma análise de solo, para ver a necessidade de complementação de fertilizantes. Normalmente, o uso de esterco bem curtido supre as plantas de alface com os principais nutrientes.

Deixe uma resposta