Horta – como plantar Beterraba (Beta vulgaris)

0
147
Site do Café

Beterraba, (Beta vulgaris), originária de regiões de clima temperado da Europa e do norte da África, é uma uma cultura anual, herbácea e produz uma raiz tuberosa, comestível, com formato esférico a globular-achatado e sabor bastante adocicado. Desenvolve, em sua fase vegetativa, folhas alongadas e caule pequeno. A coloração varia de vermelho-escuro a dourada, de acordo com a variedade e sua composição é rica em proteínas (3%) e ferro (2,5 mg/100 g de produto cozido).

Com sabor levemente adocicado e textura suave, a Beterraba é apreciada cozida ou crua em saladas, mas também pode ser usada como ingrediente em purês, musses, sopas, tortas, vitaminas e sucos. Possui propriedades medicinais como anti-inflamatório, antianêmico, antirreumático, diurético e para tratamento de doenças cardíacas.

A raiz tuberosa é a raiz principal, adaptada para armazenar reservas de nutrientes, vitaminas e energia. Embora seja o principal produto comercializado para consumo, as folhas correspondem à parte mais nutritiva dessa planta herbácea. É nelas que se encontram as maiores quantidades de cálcio, ferro, sódio, potássio e vitaminas A, B e C. Grandes e volumosas, as folhas podem ser consumidas refogadas ou em omeletes e bolinhos.

Como plantar a Beterraba 

– A Beterraba pode ser semeada o ano todo em áreas com altitude acima de 800 metros. De 400 a 800 metros, o cultivo é indicado entre os meses de fevereiro e junho. Abaixo de 400 metros, o melhor período para a plantação é de abril a junho. A semeadura pode se tornar mais difícil nos meses quentes e chuvosos.

– A Beterraba tem seu plantio mais garantido em locais de clima frio. As temperaturas mais adequadas para o desenvolvimento da planta estão dentro da faixa de dez a 20 graus.

– A Beterraba necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto, de solos leves, férteis, ricos em matéria orgânica, boa drenagem e boa disponibilidade de água durante o ciclo da planta. O solo precisa ser rico em nitrogênio e boro para a planta crescer bem.

– O ciclo varia em função de variedades, de 60 a 70 dias, do plantio à colheita.

– A propagação é feita através de sementes, plantadas diretamente no campo ou através de mudas com 5 a 6 folhas e 15 centímetros de altura, produzidas em estufa. Cada “semente comercial” contem 2 a 4 sementes verdadeiras.

– Nos meses quentes, a semeadura da Beterraba é mais vulnerável a doenças e pragas. O calor pode interferir na formação das raízes, provocando anéis claros que depreciam o produto na hora das vendas. Sob temperaturas elevadas, também aumenta o risco do ataque de doenças, como mancha da folha, podridão da raiz e ferrugem. Entre as pragas que mais acometem a hortaliça estão a lagarta-rosca e a vaquinha.

– Antes de adubar, faça análise do solo, seguida da calagem, se necessário. Em solos pobres, juntamente com o adubo químico, é bom adicionar boro e zinco. Aos 15 dias e 30 dias após a emergência das plântulas (ou transplante das mudas), pulverize com molibdato de sódio ou molibdato de amônio, misturados em água.

– Para a semeadura, mantenha espaçamento entre as linhas de 20 a 30 centímetros; no transplante ou após o raleio, a recomendação é manter de dez a 15 centímetros entre plantas. Para facilitar o cultivo inicial, o indicado é adquirir sementes descortiçadas já que passaram por um processo mecânico de quebra do glomérulo.

– A profundidade ideal para semear a Beterraba é de um a dois centímetros. Pode ser realizada em bandejas específicas, que são vendidas no varejo, ou diretamente no local definitivo. Após 20 dias, o transplante para o campo já pode ser feito. Outra opção é utilizar canteiros (sem alvenaria) com um a 1,2 metro de largura e de 20 a 30 centímetros de altura; entre um canteiro e outro, deve-se deixar um espaço de 40 a 50 centímetros. Neste caso, as mudas estarão prontas para o transplante depois de 20 a 30 dias após a semeadura. Para fortalecer a planta, faça o raleamento quando ela atingir cinco centímetros de altura.

– Não permita que o solo fique seco. para que isto não aconteça, irrigue-o com a frequência.

A colheita varia de acordo com a opção do plantio. No sistema de semeadura direta, a Beterraba pode ser colhida de 60 a 70 dias após o cultivo. Para mudas transplantadas, leva de 90 a 100 dias para começar a apanhar a hortaliça. Quando atingirem de seis a oito centímetros de diâmetro, as raízes estão no ponto de colheita.

Deixe uma resposta