Horta – como plantar Abobrinha (Cucurbita pepo L.)

0
146
Site do Café

A Abobrinha ou a Abobrinha italiana (Cucurbita pepo) é rica em vitaminas A, E e complexo B, fósforo e cálcio. Por possuir baixo valor calórico, a abobrinha auxilia na reeducação alimentar, pois produz saciedade devido ao seu alto teor de fibras. No entanto, para manter este teor de fibras a abobrinha deve apenas ser lavada, não devendo ser descascada. Caso sejam cozidas por mais de 10 minutos, a abobrinha perde o seu valor nutritivo. Entre os benefícios inerentes ao seu consumo, listam-se a redução da fadiga mental, auxilia no bom funcionamento do intestino e ajuda na formação dos ossos e dentes.

A Abobrinha se desenvolve melhor em clima quente. Por não suportar baixas temperaturas, indica-se o seu cultivo entre 20°C a 27°C. Por gostar de boa luminosodade, a abobrinha pode ser cultivada em locais ensolarados ou em sombra parcial.

É uma planta rústica, anual, ramificadas pelo chão, com dois grupos de flores que só se abrem pela manhã – as masculinas, portadoras de pólen, em maior número; e as femininas, com o ovário bem saliente, insinuando os frutos que vão nascer. Se não houver a polinização, esses frutos secam e caem.

Refogada, assada, frita ou empanada, entre tantas outras receitas culinárias, ela é preparada em todo o país. Além de apreciada pelo sabor e textura leve, a Abobrinha ainda conta com propriedades benéficas à saúde. Seu consumo é indicado por apresentar fácil digestão, capacidade de aliviar enjoos de gravidez e também de regular o trânsito no intestino. Cerca de 94% da hortaliça é pura água.

As sementes contêm óleo essencial (até 50%), albuminas, glicosídeo (cucurbitina), resina, minerais (principalmente) zinco. A polpa contém açúcares, albuminas, gorduras, ácido ascórbico, ácido hidrociânico, ácido salicílico, aminoácidos, carotenoides, cucurbitacina E, cucurbitina, flavonoides, saponinas, tanino, trigonelina, vitaminas, minerais. É anti-helmíntica, anti-inflamatória, antifebril, antitérmica, bactericida, diurética, emoliente, estomáquica, hepática, tenífuga, umectante, vermífuga.

Como plantar Abobrinha

– A propagação é feita pela semeadura direta. As mudas também podem ser produzidas em bandejas de isopor e em viveiros com proteção de plástico.

– O solo deve ser rico em matéria orgânica.

– Faça a análise do solo e verifique se o pH está entre 6 e 6,8

– Se necessário, o calcário pode ser esparramado a lanço na área toda ou nos sulcos de plantio, com antecedência de 30-60 dias do plantio.

– Adubação deve ser calculada em função da análise de solo e na ausência da análise, de um modo geral, recomenda-se a seguinte adubação por cova: 3,0 kg de esterco de curral curtido ou 1,0 kg de esterco de galinha; 70 gramas de termofosfato ou supersimples; 100 gramas de adubo 04-16-08 ou 04-14-08. Misturar bem os adubos com a terra das covas, fazer irrigação e aguardar 3-4 dias para efetuar o plantio (semeio).

– A adubação de cobertura pode ser feita aos 20 dias após o plantio. Usar 20 gramas de sulfato de amônio ou nitrocálcio por cova, esparramados em volta da planta após a irrigação. Após o surgimento dos frutos, adubar com a fórmula 12-06-12, usando 20 gramas por cova, distribuídos após a irrigação.

– Ao irrigar, tenha o cuidado de não encharcá-lo. Não se esqueça de mantê-lo sempre úmido.

– Coloque de 2 a 3 sementes por cova. As covas deverão ter, em média, 2 cm de profundidade, e respeitar o espaçamento entre covas que pode variar de 0,9 m x 0,9 m a 1 m x 1,5 m, dependendo do tipo escolhido.

– Plante as sementes em vasos pequenos. Caso queira, você também pode optar por recipientes plásticos próprios para mudas ou copinhos de 10 x 5 cm de papel jornal.

– Quando as mudas formarem pelo menos três folhas definitivas, você poderá transplantá-las para o local definitivo.

– A Abobrinha pode começar a ser colhida de 45 a 80 dias depois do plantio.

Tratos culturais

Capina, desbaste, eliminação de plantas com vírus, aplicação de defensivos agrícolas, se necessário, para controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Deixe uma resposta