Guandu – ótima forrageira

0
123
Site do Café

Guandu – ótima forrageira

O Guandu ou Guando é um arbusto perene de 2 a 3m de altura, muito ramificado, cujos ramos e hastes são muito lenhosos, sendo aproveitados muito novos ou então somente as folhas, as sementes e as extremidades tenras dos ramos, como forragem verde, feno ou ensilagem. É muito cultivado para a produção de sementes para uso na alimentação humana.

Existem muitas variedades dando, em geral, uma boa produção durante 3 a 5 anos. Cada pé produz mais de 1000 vagens ou 5000 a 6000 sementes, em uma colheita, de acordo com a espécie.

A plantação é feita no início das águas, por sementes em covas de 5cm de profundidade, espaçamento de 2m para a produção de sementes; de 65cm para a produção de forragem verde; em linhas com espaço de 30 a 40cm e de 20cm entre as plantas, para corte, que deve ser feito a 10cm do solo e quando a planta atinge 60cm de altura, seus galhos ainda estão finos e mais ou menos tenros.

Um quilograma de guandu dá 6500 a 7000 sementes, sendo necessários 120kg para plantar um ha em linhas com espaço de 30cm. Quando é cortado novo, com 50cm de altura, bem antes da floração, o gundu produz um bom feno ou ensilagem. Em linhas de 30cm de espaçamento, 1 hectare de guandu produz, por corte, de 2 a 4 toneladas de forragem verde.

Seu valor alimentício é muito elevado, principalmente o das suas sementes, como podemos verificar pelas análises realizadas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Deixe uma resposta