Gengibre, como plantar? Qual é o melhor adubo?

0
142
Site do Café
Gengibre, como plantar? Qual é o melhor adubo?
No final desta matéria indicaremos onde comprar mudas de gengibre ja tratada e livre de vírus e o melhor adubo para a cultura de gengibre.
Espécie conhecida pelo homem há milênios, com raiz comestível de sabor picante, benéfica à saúde, pode ser plantada inclusive em vaso
Em festa junina que se preze, quentão não pode faltar. Como sugere o nome, a bebida esquenta as tradicionais celebrações de santos populares que acontecem nos arraiais e em quermesses das cidades no mês de junho, com animadas danças de quadrilha e muita comida típica.
Feito com cachaça, açúcar e especiarias, o quentão se distingue pelo sabor picante do gengibre (Zingiber officinale Roscoe), seu principal ingrediente. Também conhecido como gingibre, gengivre, mangarataia e mangaratiá, sua parte comestível é o caule subterrâneo de uma planta com folhas verdes-escuras, que pode atingir mais de um metro de altura e é fácil de ser cultivada.
O gengibre é uma planta aromática que ainda tem uso na elaboração de licores, refrigerantes e em diversos pratos salgados e doces da cozinha oriental. Por meio de destilação em corrente a vapor, dele pode ser extraído e empregado no processo de produção de perfumes um óleo essencial, que contém propriedades terapêuticas, como cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. No Japão é comum aplicar o produto durante massagens de coluna e articulações.
O chá de gengibre ajuda no tratamento contra gripe, tosse, resfriado e até ressaca. Há locutores e cantores que afirmam mastigar pequenos pedaços de gengibre para cuidar bem da voz. A aplicação de banhos e compressas quentes é indicada para aliviar os sintomas provocados por doenças como gota, artrite, dores de cabeça e da coluna, inclusive diminui congestionamento nasal e cólicas menstruais. Longe de serem apenas crendice, os benefícios do gengibre à saúde humana são reconhecidos pela OMS – Organização Mundial da Saúde, especialmente quanto aos efeitos sobre o sistema digestivo. A OMS indica a hortaliça para evitar enjôos e náuseas.
Embora pouco difundido por aqui, o gengibre é utilizado pelo homem desde tempos imemoriais. De origem asiática, chegou à Europa no século XIV e, depois, já nos primeiros anos de colonização, ao Brasil. Bem adaptada às regiões de clima quente e úmido do país, ocorre na faixa litorânea que vai do Amazonas a Santa Catarina. As principais áreas de cultivo estão no Espírito Santo, sul de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Raio X
SOLO: areno-argiloso, fértil e com boa drenagem
CLIMA: tropical e semitropical
ÁREA MÍNIMA: pode ser plantada até em quintais de residências
COLHEITA: em média, 15 toneladas por hectare
CUSTO DA MUDA: 10 Mudas de gengibre custa R$ 20,00
Mãos à obra
INÍCIO – a estação das chuvas é a indicada para iniciar o plantio de gengibre, em especial os meses de setembro a novembro. O gengibre prefere os climas tropical e subtropical, porém há variedades que se adaptam às temperaturas baixas de regiões mais frias. Entre as popularmente conhecidas estão a branca, azul e amarela. Dê preferência por mudas de qualidade e oriundas de lavouras que não sofreram ataque de doenças.
PLANTIO – o solo ideal é o argilo-arenoso, fértil, com pH entre 5,5 e 6,0 e boa drenagem. Embora a cultura necessite de muita água para se desenvolver, ela não suporta encharcamento. Troque de local a cada safra, para evitar queda nas próximas produções.
ADUBAÇÃO – Para ter alta produção e rendimento a gengibre precisa de um bom adubo, que vai proporcionar uma nutrição completa, recomendamos o adubo para frutíferas ( no final da matéria indicaremos onde comprar), recomendamos a dose de 50 gramas na cova antes do plantio e depois uma cobertura com 30 dias com a quantidade de 50 gramas.
ESPAÇAMENTO – deixe os sulcos de plantio com cerca de 15 centímetros de profundidade, oito centímetros a distância entre os rizomas e um metro entre as linhas.

PRODUÇÃO – o tempo para colher o gengibre varia de sete a dez meses, o que ocorre entre junho e agosto. O amarelecimento das folhas avisa que o rizoma amadureceu. Ele pode ser extraído da terra manualmente. A produção por hectare pode atingir 15 toneladas do produto fresco e três toneladas do seco.

MUDAS ONDE COMPRAR? A loja JOÃO SHOP, possui mudas de gengibre a pronta entrega, são mudas prontas para o plantio ja tratadas, e se você quer comprar para uma grande área eles tem um bom preço, acesse e confira: www.joaoshop.com.br
ADUBO PARA GENGIBRE, ONDE COMPRAR? Este adubo pode ser encontrado na loja JOÃO SHOP, é o mesmo adubo usado para frutiferas em geral, proporciona alta produção e uma plantação bonita de alto rendimento, acesse e confira: www.joaoshop.com.br

Deixe uma resposta