×

Cuidados com os pintinhos

Cuidados com os pintinhos

Cuidados com os pintinhos

Cuidados com os pintinhos

É preciso que o transporte dos pintinhos entre o incubatório e a granja seja o mais rápido possível, para que eles comecem logo a comer e a beber. Porém, é preciso lembrar que um pintinho aguenta até 48 horas sem comida e bebida após o seu nascimento, devido à gema do ovo. Por isto, durante o trajeto, não é aconselhável que os alimentem, já que a partir do momento em que eles ingerirem a primeira porção de ração, terá início a digestão e, assim, os pintinhos diminuirão a sua resistência à fome.

Durante o transporte, a temperatura deve ficar em torno dos 32°C e o ambiente deve ter boa ventilação e renovação de ar, além de ter umidade suficiente para que não cause desidratação nos animais.
Quando chegarem à granja, os pintinhos devem ser imediatamente alimentados com água (primeiro) e ração. É recomendável que o produtor os coloque nas campânulas antes das 16 horas (se for o caso, é preferível que os animais passem a noite nas caixas antes de serem transferidos logo no início da manhã).
Outra dica é que nunca se deve virar a caixa para que se despachem todos os pintos de uma vez, pois isso poderá machuca-los e assusta-los. O ideal é que os pintinhos sejam retirados manualmente, segurando-se dois ou três por vez.