Controle e Registro no Coelhário

0
95
Controle e Registro no Coelhário
Site do Café

Controle e Registro no Coelhário

O criador, por melhor que seja a sua memória, não pode “guardar de cabeça” os dados ou elementos sobre todos os seus coelhos, exceto quando possuir apenas alguns animais. Numa criação comercial ou industrial, é necessário que haja, como em qualquer outro tipo de empresa, um controle rigoroso, não só sobre a produção, mas também sobre o número de animais existentes, número de coelhos produzidos, a produção e produtividade do coelhário.

Para isso, o cunicultor deve registrar todos os coelhos e suas produções e rendimentos, quando for o caso. Portanto, torna-se vital a utilização de fichas de controle, para que uma criação comercial ou industrial seja bem sucedida. Essas fichas de controle podem ser reais (de papel ou cartolina) ou virtuais (informações armazenadas em softwares específicos ou planilhas de dados, como o Microsoft Excel) e são as seguintes:

– Ficha de registro geral: contém informações sobre todos os coelhos adquiridos ou nascidos no coelhário, exceto, em certos casos, quando se tratar de animais destinados ao corte;

– Ficha individual para fêmeas;

– Ficha individual para machos reprodutores;

– Ficha de lotes: utilizada quando os coelhos desmamados, destinados ao corte, são reunidos em lotes para recria, até a venda, abate ou reprodução;

– Ficha de controle geral de reprodução: esta é a ficha que fornece ao criador, a qualquer dia, a produtividade ou desfrute de seu plantel, tornando possível corrigir as possíveis falhas de reprodução, o fator que mais acentuadamente influi no sucesso de uma criação;

– Ficha de controle diário dos coelhos: nada mais é do que uma ficha de estoque, permitindo ao criador saber exatamente quantos coelhos possui, suas categorias e as disponibilidades para as vendas, imediatas ou futuras.

Com esses elementos, o criador terá um controle eficiente sobre toda a sua criação, o que lhe permitirá obter todos os elementos de que necessita para manter ou melhorar a produtividade do coelhário, elevar o padrão zootécnico de seu rebanho e, conseqüentemente, aumentar seus rendimentos.

Lembramos, ainda, que o controle informatizado é mais eficiente do que manter fichas ?físicas?, ou seja, de papel. Isso acontece, principalmente, devido a rapidez na consulta das informações armazenadas e, também, nas possibilidades de cruzamento de informações, obtendo-se uma grande variedade de dados relevantes, que podem auxiliar o criador a obter melhores resultados com o seu empreendimento.

Deixe uma resposta