×

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE TORRA DO GRÃO DE CAFÉ

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE TORRA DO GRÃO DE CAFÉ

Os grãos do café, assim que são colhidos da natureza, têm coloração esverdeada. Como será que o pó de café atinge a coloração amarronzada que geralmente vemos ao pegar uma porção para fazer a bebida? Isso acontece por causa do processo de torrefação ao qual os grãos são submetidos, o que vai formar não só sua cor mais escura, mas também a acidez, o corpo e o aroma do produto. A torra converte os mais ou menos 300 compostos originais em mais de 1000 diferentes! Mas esses aspectos podem variar muito em relação ao tipo de torrefação do café, e os graus de queima do grão cru determinam características diferentes para a bebida. Você gostaria de saber quais são esses tipos de torra?

GRÃO DE CAFÉ COM TORRA CLARA OU LIGHT

Esse grau de torrefação acentua a acidez e o aroma do café, sendo aproveitada para os cafés extremamente finos e delicados. A altíssima qualidade do processo empregado preserva mais os óleos aromáticos da planta, ampliando a acidez, deixando sua fragrância mais suave, mas em compensação desenvolve seu corpo e diminui o amargor da bebida. A temperatura padrão para torrar os grãos varia de 180 a 240ºC e, no caso da torra média, o tempo mínimo é de sete minutos para se atingir uma cor ligeiramente amarronzada ou bege. Muito apreciada pelos norte-americanos, sendo ótima para o uso em máquinas de café expresso, este tipo de torra também é conhecido pelas designações de “New England”, “Half-city“ ou “Cinnamon”, devido à cor semelhante à da casca da canela.

GRÃO DE CAFÉ COM TORRA MÉDIA OU MEDIUM

Aqui, chega-se ao balanceamento entre as quatro principais características do café, que são corpo, acidez, aroma e amargor. A torrefação regular acentua o corpo da bebida, deixando-a com um sabor um pouco mais rústico e aveludado. As cores do grão variam bastante, entre várias tonalidades de marrom e marrom avermelhado, após um processo que pode demorar de nove a onze minutos. Esta espécie é a ideal para ser utilizada em coador de pano ou filtro de papel.

GRÃO DE CAFÉ COM TORRA ESCURA OU DARK

Um tempo de torrefação maior, de doze a treze minutos, deixa os grãos de café mais escuros e mais saborosos, pois a bebida resultante é menos ácida e levemente mais amarga. O cuidado neste caso é para não exagerar a ponto de “queimar” de vez os grãos, acentuando-se demais o amargor e praticamente eliminando a acidez e o corpo da bebida. O sabor da bebida fica mais robusto, já que é feita de grãos que apresentam um pouco de óleo na superfície. Também é conhecida como “Espanha”, “Cuba” ou “French-roasted”. Quando os grãos são torrados por mais ou menos quinze minutos, a cor fica realmente muito escura e dá origem a um café bem forte, aromático e saboroso, porque chegam ao ponto em que começam a desprender fumos e seus açúcares naturais tornam-se caramelizados.

De modo geral, quanto mais escura a torra, menos ácido será o café, e quanto mais leve for a torrefação, menos aroma a bebida apresentará. Na torra escura, o café também fica menos encorpado. Nos aspectos de corpo e aroma, o ideal equilibrado fica entre uma torra média e média-escura, mas sem dúvida alguma a qualidade do café selecionado vai ter influência para além do processo de torrefação que vier a sofrer.