Como se livrar do ácaro que ataca os pés de lichia

0
376
Site do Café

A primeira etapa do controle é feita com a poda dos ramos com sintomas ou, se necessário, a eliminação de toda a folhagem da planta.

 

Após quatro anos com boa produção em quantidade e qualidade, os pés de lichieira da minha plantação não deram mais frutos no ano passado, quando as folhas começaram a se enrolar. O que devo fazer?

O ácaro da erinose da lichia (Aceria litchii), mais popularmente conhecido como ácaro da lichia, é considerado a principal praga da fruteira. Ataca, sobretudo, as folhas da porção terminal dos ramos, porém, em casos mais severos de infestação, atinge as inflorescências e frutos, podendo comprometer toda a produção. Entre os sintomas do ataque estão a formação de bolhas na epiderme foliar e o enrugamento das folhas.

 Para se proteger da incidência solar direta, o ácaro se instala na face inferior da folha e, à medida em que vai sugando a seiva da planta, excreta um líquido açucarado que serve de substrato para a colonização de uma alga de coloração amarronzada, com um aspecto de camurça ou veludo. A primeira etapa do controle é feita com a poda dos ramos com sintomas ou, se necessário, com a eliminação de toda a folhagem da planta. Retire do local e queime o material residual, para evitar que o ácaro se dissemine pelo vento para outras áreas.

Em seguida, proteja os cortes com cola de madeira ou tinta látex branca, para facilitar a cicatrização e evitar a entrada de doenças. Na segunda etapa, pulverize a lichieira com um produto à base de enxofre, que age como repelente e acaricida, em aplicações mensais ou quinzenais, dependendo do nível de infestação.

 

Deixe uma resposta