×

Como iniciar uma criação de camarões

Como iniciar uma criação de camarões

Como iniciar uma criação de camarões

Como iniciar uma criação de camarões

Para iniciarmos uma criação de camarões, podemos escolher uma das seguintes maneiras:

– Reprodutores já em ponto de reprodução ou um pouco antes;
– Fêmeas ovadas, sendo aconselhável, nesse caso, adquirir os machos para futuros acasalamentos;
– Poslarvas de diversas idades, em geral, com poucos dias após a eclosão;
– Poslarvas mais velhas, quase em idade adulta;
– Camarões retirados dos tanques de recria e já resultantes de poslarvas adquiridas anteriormente e criadas na propriedade.

Naturalmente, a escolha depende de uma série de fatores, entre os quais, e como um dos mais importantes, o objetivo da criação.

Quando não desejamos fazer recria de camarões, para o consumo, não há dúvida: o melhor, mesmo, é comprar as poslarvas com alguns dias de idade, em larviculturas especializadas, fazer a sua recria e, alguns meses mais tarde, vender para o mercado consumidor.

No caso de querermos criar os camarões, necessitamos, logicamente, dos reprodutores. Temos, então, 2 alternativas: comprar os camarões já como reprodutores ou, então, fazer a recria das poslarvas que entram na fase adulta e, depois, fazermos uma seleção rigorosa, escolhendo somente os animais que apresentem características excepcionais.

Para iniciarmos a criação ou recria de camarões, devemos levar em consideração, ou melhor, devemos escolher as épocas ou períodos do ano mais propícios, o que significa, de um modo geral, os meses mais quentes, para evitarmos que, nos climas cujas temperaturas médias são menores, tenhamos que lançar mão de aquecimento artificial o que, embora viável, inclusive economicamente, aumenta os custos de produção.