Como fazer a polinização manual na pitaia

0
287
Site do Café

É necessário ficar atento ao clima, pois a ocorrência de chuva após a polinização tende a diminuir a taxa de pegamento da frutificação.

 

Que planta é essa muito parecida com o pé de pitaia, inclusive a flor? Ou será que é pitaia e as flores não foram polinizadas, por isso não produziu frutos?

A planta é uma pitaia da espécie Hylocereus undatus, cuja autopolinização espontânea é de até 10%. Sem polinizadores naturais por não ser nativa daqui, a espécie exótica ainda tem um tamanho pequeno e posição dos órgãos reprodutivos que dificultam o trabalho das abelhas europeias e africanizadas.

Assim, na ausência de polinizadores, é indicada a realização de polinização manual, que pode ser feita na mesma flor ou entre flores diferentes da mesma planta ou de exemplares distintos, com sucesso de pegamento entre 60% e 100%.

Com os próprios dedos, toque os estames – órgãos masculinos correspondentes às estruturas filamentosas encimadas pelas anteras produtoras de pólen, que ficam no fundo da flor –, e, posteriormente, o estigma – órgão feminino parecido com uma estrela, que fica próximo da entrada da flor.

No procedimento, também pode ser usado um pincel pequeno, no qual o pólen de cor amarelada no estame fica aderido para ser transferido para o estigma. Fique atento quanto ao clima, pois a ocorrência de chuva após a polinização tende a diminuir a taxa de pegamento da frutificação.

 

Deixe uma resposta