Como criar pavão

0
475
Site do Café

Criação é voltada principalmente para ornamentação de ambientes e confecção.

 

Há uma expressão popular que diz ser pavão quem gosta de se exibir e chamar a atenção. De fato, embora seja na verdade um meio de cortejar a fêmea para o acasalamento, não há como a ave passar despercebida quando o macho empina e abre as penas da cauda, em um diâmetro que pode chegar a 2,5 metros. Como um enorme leque de cores variadas, a imagem exuberante impressiona.

A beleza do colorido vibrante e natural faz da plumagem do pavão um dos principais produtos de venda para quem cria a ave para fins comerciais. Tanto os animais vivos são procurados para ornamentar chácaras, sítios, parques e jardins de estabelecimentos públicos, quanto as penas que caem na época da muda servem para decorar ambientes, adornar objetos e compor fantasias, principalmente no período do Carnaval.

Grande e nutritivo, o ovo da pavoa é outro produto da criação que tem demanda no mercado, apesar de ser menos difundido do que o da galinha. A carne, saborosa e macia, também não é ainda muito comum na mesa dos brasileiros, mas tem presença em cardápios de restaurantes de comidas exóticas.

Fácil de lidar, o pavão é dócil e adapta-se bem à vida no cativeiro quando o manejo é adequado. Pode ser criado em espaço pequeno, desde que o local tenha tamanho suficiente para ele se movimentar. Além de ser de grande porte, a ave possui uma cauda longa.

pavao_como_criar (Foto: )

O produtor não tem muita preocupação com a saúde do pavão, pois, como ele é bastante resistente, dificilmente adoece. No entanto, é recomendado manter o viveiro sempre higienizado, com água limpa e fresca disponível para as aves, que vivem, em média, 16 anos. A reprodução, no entanto, é boa até os 6 anos de idade.

Desde sua origem na Ásia, onde foi considerado animal sagrado por certo tempo em vários países orientais, o pavão gosta de dormir em lugares altos, para preservação da espécie. Por isso é importante contar no viveiro com poleiro de madeira, material que pode ser aproveitado de sobras existentes na propriedade. Sem necessidade de grandes investimentos, a atividade tem custo baixo e é rentável.

MÃOS À OBRA
>>> INÍCIO 
A compra de pavões deve ser realizada de produtores experientes. Comece com um macho e uma ou duas fêmeas saudáveis e de linhagens de raças puras, para assegurar penas com tons de intensidade destacada. Entre as mais conhecidas estão pavão-azul-real, que tem na cauda desenhos que parecem olhos; pavão-branco; pavão-verde-de-java; pavão-ombros-negros; e pavão-alerquim. O valor da ave depende de vários fatores, como idade, raça e, inclusive, comprimento da cauda. No entanto, em geral os preços caem após o período de reprodução e acasalamento, quando ocorre a troca de penas.
>>> AMBIENTE Locais de clima tropical a quente são os mais indicados para criar pavões. Embora as aves possam ficar soltas na propriedade, o mais indicado é mantê-las em viveiros instalados em terrenos secos e com boa incidência de sol. Disponibilize um espaço com areia, onde os pavões gostam de se deitar e comer os grãos para auxiliar a digestão.
>>> ESTRUTURA O viveiro pode ser construído pelo próprio criador. De material, são necessárias madeira, tela de arame e telhas de barro. Em uma área de 3 metros por 2 metros e altura a partir de 2,5 metros, instale as telas nas laterais e no teto, que deve ter parte coberta pelas telhas, para proteger as aves da chuva e do sol muito forte. Escolha um local protegido de ventos e umidade. Evite que os animais fiquem em contato direto com o chão, usando palha seca ou serragem de madeira como forro, com trocas a cada oito dias.
>>> CRIADEIRA É preciso recorrer a uma criadeira elétrica ou a gás, pois as pavoas não se dedicam ao aquecimento que os filhotes precisam nos primeiros dois meses de vida. O equipamento deve ser instalado em local protegido de sol e chuva e ter temperatura regulada de acordo com o crescimento das penas dos pavõezinhos.
>>> CUIDADOS Apesar da rusticidade dos pavões, são recomendados alguns cuidados no manejo, principalmente em relação aos filhotes, que são frágeis e sensíveis à umidade, ao frio e a verminoses. Siga um programa de aplicação de vacinas e vermífugos orientado por um veterinário especializado de sua região.
>>> ALIMENTAÇÃO Para cada fase da vida do pavão, há uma alimentação específica. Após 24 horas do nascimento, os pintinhos devem receber ração inicial por seis meses, quando então passa-se para a de crescimento; no período de acasalamento, alimente as aves com ração de reprodução/postura. Reforce as refeições dos filhotes com ovos cozidos e folhosas picadas, mas não dê alface, que causa diarreia e enfraquece a ave. Instale um bebedouro automático para ter sempre água limpa e fresca à vontade.
>>> REPRODUÇÃO Ocorre entre setembro e janeiro com as aves que já atingiram 2,5 anos de vida, idade da maturidade sexual dos pavões. Com duas a três posturas por ano, a pavoa bota, em média, 23 ovos, que eclodem em cerca de 30 dias. Durante o choco, galinhas e peruas podem substituir as pavoas, que não são muito afeitas à prática.

RAIO X
>>> CRIAÇÃO MÍNIMA: 
uma fêmea para um macho
>>> CUSTO: a partir de R$ 300 é o preço de uma ave, dependendo da variedade e idade
>>> RETORNO: após 24 meses do início da atividade
>>> REPRODUÇÃO: de setembro a janeiro, com três posturas, que podem gerar 30 ovos

Deixe uma resposta