Como criar golden retriever

0
268
Site do Café

Dócil e companheira, a raça canina tem um comércio favorável graças à habilidade que possui para realizar diversas tarefas.

 

Ao mesmo tempo robusto e ágil, meigo e alerta, ativo e obediente, o golden retriever tornou-se uma raça canina multitarefa. Criado como cão de caça na Escócia no fim do século XIX, logo passou a ser o companheiro ideal de nobres bretanhos na modalidade esportiva. Porém, ao longo do tempo, sua vocação para o trabalho ganhou popularidade, exercendo vários tipos de funções, como guia para cegos, farejadores de drogas, pastoreio, apartação e tratamentos terapêuticos.
Dócil, companheiro e de rápido aprendizado, no Japão, Inglaterra e Estados Unidos o golden retriever é uma das criações que apresentam o maior número de cães de raça. Mais conhecido entre os brasileiros somente a partir dos últimos dez anos, tem em seu plantel nacional, hoje concentrado nas regiões Sul e Sudeste, um excelente potencial de crescimento em várias partes do país.

Inteligente, dedicado e alegre, o golden retriever agrada a todos. Embora seja de porte grande, é indicado como companhia de crianças a idosos. No entanto, como cão de guarda não é recomendado, dada sua grande afetuosidade. Sem fazer qualquer distinção, em poucos instantes junto a um estranho expressa muita amabilidade.

Além de comercializar os filhotes das ninhadas, o criador também pode preparar exemplares para participar de exposições e competições. Para isso, é preciso que o golden retriever conte com características e medidas específicas, de acordo com o padrão de normas de instituições brasileiras e estrangeiras. A simetria física é uma delas – inclusive, algumas exigências chegam à precisão de casas decimais.
Segundo diretrizes do American Kennel Club (AKC), dos Estados Unidos, por exemplo, machos adultos devem possuir de 58,4 a 60,9 centímetros de altura na cernelha, enquanto as fêmeas devem ter de 54,6 a 57,1 centímetros. Para mais ou para menos, uma variação que ultrapasse 2,54 centímetros dessas medidas desqualifica o animal. Aqui, os eventos são regulamentados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), filiada à Fédération Cynologique Internationale, cujas características da raça seguem o padrão oficial adotado na Europa.

Longos ou curtos, ondulados ou lisos e com franjas, os pelos do golden retriever podem variar do creme-claro ao dourado-escuro. Caem bastante durante a troca anual, que ocorre no verão, mas, como têm os subpelos impermeáveis, facilitam a movimentação do cão na água. Nadar é um dos exercícios que o golden retriever mais gosta de praticar. Em média, a raça vive por 12 anos.

Mãos à obra
>>> INÍCIO
 É mais garantido conseguir golden retriever saudável ao comprar exemplares de linhas de sangue tradicionais, os quais estão concentrados entre os grandes criadores. Contatos podem ser obtidos na CBKC. Na aquisição, opte pelos cães que têm mais de um ano. Verifique se apresenta aparência robusta, se o ponto de encontro da testa com o focinho é bem definido e se os olhos são marrom-escuro. Há quem peça a radiografia dos pais para se certificar do resultado negativo de displasia coxofemoral, doença de má formação óssea comum ao golden retriever. Vale também solicitar testes veterinários que indicam que são aptos para a reprodução.
>>> AMBIENTE O golden retriever adapta-se a qualquer tipo de clima, porém, necessita de ambiente com sol, o que contribui para evitar a incidência de displasia coxofemoral. Pisos inapropriados, sobretudo para os exemplares grandes, e falta de exercícios também são fatores que ajudam a promover a doença.
>>> ESTRUTURA Um local rústico de 2 x 4 metros é adequado para acomodar o golden retriever. O canil pode ser de alvenaria, com piso de concreto e portão de grade de ferro, de preferência vazado. Contudo, deve ser uma estrutura bem arejada e com abertura para receber os raios do sol. Reserve 20% do canil para o dormitório e o restante para o solário, que pode ser coberto por uma tela. Para facilitar a limpeza do estabelecimento, prática necessária diariamente, inclua uma ligação com o sistema de esgoto.
>>> ALIMENTAÇÃO É indicado fornecer ração super premium específica, que é vendida em lojas especializadas. Também forneça para a criação complexos vitamínicos com ômega 3 e 6, produtos que contribuem para o golden retriever obter uma pelagem saudável e bonita.
>>> CUIDADOS Banhos são indicados apenas quando necessários, mas uma vez por semana é bom escovar o golden retriever para tirar os pelos mortos. A prática de exercícios contribui para a boa disposição e agilidade do cão. Não há um controle de doenças por meio de exames, porém, quando um animal estiver enfermo, deve ser afastado dos demais exemplares. É importante contar com o acompanhamento de um veterinário de confiança e com referências.
>>> REPRODUÇÃO O golden retriever inicia a fase de reprodução após completar dois anos de vida. Em geral, os acasalamentos ocorrem a cada seis meses, podendo variar de acordo com cada fêmea. A gestação dura de 59 a 63 dias e, em média, a mãe dá à luz oito filhotes, que são desmamados após 45 dias.

Raio x
Criação mínima: 3 fêmeas e 1 macho ou 4 fêmeas com uso de reprodutor de outro canil
Custo: R$ 10 mil é o preço médio de um exemplar com características ideais de reprodutor
Retorno: após 24 meses, período recomendado para iniciar o cruzamento dos cães
Reprodução: em média, nascem 8 filhotes.

Deixe uma resposta