Como Aproveitar a Pele do Coelho

0
99
Como Aproveitar a Pele do Coelho
Site do Café

Como Aproveitar a Pele do Coelho

Logo que retirada do animal, a pele deve ser limpa, isto é, retirada toda a gordura ou pedaços de carne a ela aderidos.

Para a sua conservação, há duas maneiras:

– Colocá-la imediatamente em uma câmara frigorífica, em um congelador de geladeira doméstica ou mesmo em um freezer, onde pode ser mantida até a sua remessa para venda ou a um curtume, para curtimento;
– Colocá-la para secar, o mais rapidamente possível, o que pode ser feito de duas maneiras: ou fechada, em bolsa ou luva ou, então, aberta.

No primeiro caso, basta colocar, ou melhor, “vestir” a pele em um esticador especial, de preferência de madeira, o que julgamos o mais rápido, econômico e prático.

No segundo caso, o da pele aberta, é necessário esticar a pele bem esticada e pregá-la em uma tábua, o que exige muito tempo, gasto de tachinhas e nunca a pele fica bem esticada. Seus bordos ficam “virados” e encolhidos, o que provoca a queda de pelos nesses locais.

A secagem deve ser feita à sombra, em locais bem ventilados e leva de 5 a 15 dias, conforme a temperatura ambiente.

Assim preparadas, as peles estão prontas para serem vendidas na categoria de “peles secas”. Quando não são vendidas logo depois de secas, devem ser guardadas em locais frescos e secos, em caixas bem fechadas para evitar a entrada de insetos e quando necessário, podem ser usados a naftalina, ou outro produto repelente contra insetos.

Para que uma pele tenha o seu valor de mercado garantido, é muito importante que sejam adotados métodos como os acima citados e que o curtimento seja bem executado. Uma pele mal conservada acaba perdendo totalmente o seu valor de venda ou, pelo menos, sofrendo uma grande depreciação.

Deixe uma resposta