Captação de água salgada para a criação de camarões

0
99
Captação de água salgada para a criação de camarões
Site do Café

Captação de água salgada para a criação de camarões

A água salgada, utilizada na criação de muitas espécies de camarões, inclusive os de água doce que necessitam de água salobra em parte de suas vidas, pode ser obtida principalmente no mar, embora também possa ser captada em lagoas salgadas existentes no litoral e em comunicação com o mar. Podemos, por esta razão, chamar essas águas salgadas de marítimas.

Ela também pode ser obtida em poços, em geral com menor grau de alcalinidade, sendo chamada de água salobra. Podemos encontrar este tipo de água, normalmente, nas terras litorâneas, nos chamados poços de água salobra, furados sobre coleções ou bolsões de água desse tipo.

Quando no mar, podemos obtê-la:
– Na superfície, o que não é aconselhável, na praia ou em alto mar, quando isso for possível, mas sempre em locais livres de poluição;
– A alguns metros abaixo da superfície do mar;
– Através de encanamento de sucção (não de metal) que, penetrando a certa distância, mar a dentro, capta a água marinha para encher vasilhas que serão, depois, transportadas até as instalações da criação ou, então, diretamente para o local da criação, quando isto for técnica e economicamente viável.

Podemos, também, lançar mão da água salgada preparada artificialmente, quando isso for possível, principalmente sendo levados em consideração os custos dessa operação. A água salgada é empregada para a criação de camarões de água salgada e na reprodução de determinados camarões de água doce, cujas larvas necessitam de água salobra para viver e cujo grau de salinidade pode variar de 10 a 30 por mil.

Naturalmente, o ideal para a criação de camarões que necessitem de água salobra, seria um imóvel no qual possam ser encontrados os dois tipos de água, ou seja, doce e salgada, obtidos em poços diferentes, o que é bem viável em certas regiões.

As águas doce e salgada captadas, devem passar por um filtro e depois estocadas em depósitos separados e só misturadas quando for necessário preparar a água salobra para os tanques, para o desenvolvimento das larvas de camarões de água doce. Quando a larvicultura (produção de poslarvas) fica muito distante do mar, têm sido utilizados sistemas de reciclagem e reutilização da água salobra, para barateamento dos custos de produção.

Deixe uma resposta