×

Brics afirma compromisso de cooperação na área agrícola

Brics afirma compromisso de cooperação na área agrícola

Brics afirma compromisso de cooperação na área agrícola

Comunicado do grupo defende ainda sistema multilateral de comércio, desenvolvimento sustentável, energia limpa e o Acordo de Paris

Os países integrantes do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – anunciaram o compromisso de cooperação na área agrícola e com a promoção de uma agricultura de bases científicas, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). É o que consta no documento final da 11ª Cúpula do Brics, encerrada nesta quinta-feira (14/11), em Brasília (DF).

“Sublinhamos a necessidade de garantir segurança alimentar, qualidade sanitária dos alimentos, combater a desnutrição, eliminar a fome e a pobreza por meio do aumento da produção agrícola, da produtividade, da gestão sustentável dos recursos naturais e do comércio agrícola”, diz o comunicado.

O Brics defendeu ainda o sistema multilateral de comércio, centralizado na Organização Mundial do Comércio (OMC). Na visão do bloco, as relações comerciais internacionais devem ter regras transparentes, além de ser abertas, livres e inclusivas. De outro lado, protecionismo e medidas unilaterais são contrárias ao espírito e as regras da OMC.

O grupo ponderou, no entanto, que é necessária uma reforma no organismo multilateral de comércio. “A reforma deve preservar a centralidade, os valores centrais e os princípios fundamentais da OMC e considerar os interesses de todos os membros, incluindo os países em desenvolvimento”, diz o comunicado.

Desenvolvimento sustentável
Ao tratar de questões ambientais, o grupo pondera que a transição para uma matriz energética mais limpa ocorre de acordo com as condições de cada um dos países. Mas reconhece a importância de garantir o acesso à energia mais limpa e sustentável, o que está ligado à diversificação das fontes.

“Comprometemo-nos a continuar buscando o uso eficiente de combustíveis fósseis e a aumentar a participação de energia renováveis em nossas economias, incluindo biocombustíveis, energia hidrelétrica, solar e eólica”, diz o documento.

Os cinco integrantes do bloco anunciaram também o compromisso com a implantação do Acordo de Paris. E com a promoção do desenvolvimento sustentável nas três dimensões: econômica, social e ambiental. Mas pontuam que a cooperação nessa área deve respeitar a soberania de cada país além da legislação e das práticas locais.

Depois da 11ª Cúpula do Brics, o Brasil, passa a presidência rotativa do bloco para a Rússia, que assume, efetivamente, a partir de 2020.

Adubo para Grama