Benefícios e cultivo da berinjela

0
117
Benefícios e cultivo da berinjela
Site do Café

Benefícios e cultivo da berinjela

A berinjela (Solanum melongena) é uma planta arbustiva de quase um metro de altura e é originária da Índia. Além de ser preparada e consumida pelo seu sabor e consistência agradáveis, à berinjela, também, são atribuídas capacidades medicinais, sendo utilizada, principalmente, em problemas digestivos, além de tantas outras aplicações, nem sempre comprovadas, como calmante ou no tratamento da diabetes. Recomenda-se esfregar o seu suco, várias vezes por dia,para combater verrugas.

Atualmente, a aplicação medicinal mais recomendada por médicos é a utilização do suco como agente redutor do colesterol no sangue. Esta característica já foi amplamente comprovada pela comunidade científica.

É uma planta de clima tropical ou subtropical, se desenvolvendo melhor com temperatura entre 18 e 25OC . Prefere solos areno-argilosos, bem drenados, com bastante matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 6,8.

Em climas quentes, pode ser plantada durante todo o ano, mas em climas mais frios, com inverno forte, deve ser plantada em agosto e setembro. É muito sensível ao frio e geada, principalmente na época de floração. Além disso, não suporta solos encharcados, portanto, o excesso de chuvas é extremamente prejudicial a esta cultura.

É uma planta autofecundável, apesar de, em alguns casos, ocorrer a polinização. As sementes devem ser lançadas em sementeiras, em sulcos com espaçamento de 10cm. O transplante para o local definitivo é feito quando as mudas atingem cerca de 10cm. Devem ser plantadas com espaçamento de 1m entre as linhas e as plantas.

A colheita acontece cerca de 95 dias após o plantio no local definitivo. O fruto deve ser colhido com o cuidado de se deixar cerca de 4cm do pedúnculo. Desde que todos os requisitos para que se tenha uma boa safra sejam observados, entre eles uma boa adubação, a produtividade alcançada com uma boa plantação pode chegar a 70t/ha, com uma safra que não deve ser inferior a 45ton/ha.

Os tratos culturais mais necessários são as irrigações diárias, feitas nas sementeiras e uma boa adubação por cobertura, que deve ser feita a cada 30 dias. Para a rotação de culturas, as mais utilizadas e recomendadas são a abóbora, alface e o quiabo, entre tantas outras. As pragas mais comuns, a atacar a cultura da berinjela, são os ácaros, pulgões e o vírus mela, entre outras.

 

Deixe uma resposta