Artemísia
Artemísia
A Artemísia (Artemisia vulgaris) é considerada uma planta medicinal porque suas folhas e a raiz possuem uma substância oleosa e amarga, utilizada como antiespasmódico, excitante, tônico estomacal e emenagoga, ou seja, estimulante para a menstruação. Além disso, a raiz, transformada em pó, atua como cauterizador cutâneo.
Deve ser plantada em nível, para evitar a erosão, com espaçamento de 30cm entre as linhas. Prefere solos férteis, mas não chega a ser uma planta muito exigente quanto ao tipo de solo. Um canteiro pode produzir cerca de 1kg por metro quadrado. A melhor época para o plantio da artemísia é no início da primavera e a colheita acontece de seis a oito meses após o plantio.
É uma planta com muitas flores brancas e aromáticas, bastante resistente a pragas e doenças, desde que alguns tratos culturais simples sejam realizados. È necessário, apenas, manter o solo livre de ervas, através do arrancamento manual e efetuar regas regulares, mantendo sempre o solo umedecido, sem ficar encharcado. Devem ser plantadas nove touceiras por metro quadrado.
Outra utilização da Artemísia é encontrada nas suas folhas, verde-escuras, que podem ser utilizadas como forrageiras, mas, devido à pequena produtividade em grandes áreas, esta planta não costuma ser utilizada para esta finalidade.
Como curiosidade, esta planta, mais especificamente a sua raiz, já foi utilizada para combater a histeria e a epilepsia. Estas propriedades, no entanto, nunca foram comprovadas cientificamente.
Publicar comentário