Arnica
Arnica
É uma planta medicinal que apresenta grandes resultados no tratamento de traumatismos, contusões, torções e “batidas” em geral. É mais utilizada externamente, sob a forma de pomadas ou compressas. Também para uso oral, como comprimidos (principalmente na homeopatia) ou pelo seu chá. Além disso, a arnica possui propriedades diuréticas e estimulantes.
A arnica é uma planta alpestre, cultivada em jardins ou, comercialmente, para a produção de remédios homeopáticos. Apresenta uma flor dourada característica, considerada muito bonita. A melhor e mais cultivada variedade é a affinis.
Com temperatura, solo e umidade adequadas, a arnica pode ser plantada durante todo o ano. Deve ser regada regularmente e não é muito sujeita a pragas e doenças. O terreno deve ser capinado quando necessário.
Produz cerca de 4kg num canteiro de 6m², com um espaçamento de 20cm entre as linhas. Para garantir a fertilidade do solo, deve-se utilizar cerca de 5 quilos de esterco por metro quadrado.
A colheita é feita cinco meses após o plantio e, no caso de plantações comerciais, a produção é, na maioria das vezes, comprada por laboratórios homeopáticos.
Publicar comentário