Como semear sementes de pastagens
RECOMENDAÇÕES PARA PLANTIO
Plantio em linhas: Plantar as sementes em linhas de 40 a 50 cm.
Plantio a lanço: Distribuir sementes a lanço com uma Vicon ou manual.
Importante: Se ocorrer uma chuva antes do plantio, ocorrerá uma compactação superficial do solo, prejudicando a germinação, sendo assim, se possível usar um trator nivelando e outro em seguida distribuindo as sementes.
Após a distribuição a lanço, para cobrir levemente as sementes, podem ser incorporadas por grades niveladoras (leves), fechadas onde os discos ficam em posição paralela, somente com objetivo de efetuar uma leve cobertura das sementes. Muito cuidado com esta operação em solo arenoso, pois pode aterrar as sementes, ou utilizar um rolo compactador.
ATENÇÃO, SEMENTES PLANTADAS MUITO FUNDAS NÃO VÃO GERMINAR.
Plantio aéreo: Utilizar quantidade de sementes 30% a 40% superior ao plantio normal;
Em áreas de queimadas, o plantio deverá ser antes da primeira chuva (plantio na cinza).
COMPACTAÇÃO
Esta operação consiste em após o plantio, passa-se um rolo compactador sobre o terreno, de tal forma que o mesmo irá acomodar o solo sobre a semente, melhorando consideravelmente as condições de germinação e emergência.
Veja as vantagens que esta operação oferece:
• Acelera o início da germinação das sementes, pois aumenta a área de contato entre as sementes e o solo, minimizando problemas como a falta d’água;
• Evita perdas de plantio por assoreamento;
• Uniformiza o stand de plantas.
FATORES QUE AFETAM A FORMAÇÃO DA PASTAGEM
• Quantidade inadequada de sementes.
• Profundidade das sementes no plantio: As sementes devem ser semeadas a profundidade mínima de 0,5 cm e máxima de 2 cm para sementes graúdas (Brachiárias) e até 1 cm para sementes miúdas (Panicuns). Como regra geral, podemos dizer que a profundidade deverá ser 3 vezes o diâmetro da semente. Dependendo da espécie e da textura do solo, se a profundidade for um pouco maior do que o recomendado, poderemos ter atrasos na germinação (emergência) e até perda do plantio por este fato.
• Não incorporação das sementes no plantio;
• Utilizar grade aberta após semeadura;
• Fermentação de material orgânico no solo;
• Umidade do solo;
• Solo mal preparado: O preparo do solo deve ser realizado de maneira eficiente eliminando os “torrões”, promovendo condições para boa germinação da semente e controle das plantas daninhas.
• Ocorrência de veranico após o plantio;
• Dormência: Característica das sementes de forrageiras que, mesmo estando viáveis não germina mesmo em condições ótimas de luz, temperatura e umidade.
Não misture as sementes com fertilizantes nitrogenados e potássicos, pois estes são altamente higroscópicos, ou seja, possuem materiais que absorvem água.
Fertilizantes fosfatados como Super Fosfato Símples e Triplo, Fosfato Reativos e Naturais, podem ser misturados às sementes, devendo a mistura ser feita no mesmo dia do plantio, da forma mais homogênea possível.
A melhor época de semeadura são os meses de maior pluviosidade e temperatura, que propiciam um desenvolvimento mais acelerado das forrageiras e leguminosas.
CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO
As sementes são organismos vivos e sensíveis, sendo necessários cuidados no transporte, para proteger da umidade e do calor em excessivo.
Devem ser armazenadas em local seco, fresco e ventilado, de preferência sobre estrados de madeira para não absorver umidade.
As sementes não podem estar junto as paredes do armazém, garantindo assim uma melhor ventilação e o controle de traças e roedores. Não misturar as sacarias de sementes com outros produtos como fertilizantes, sal mineral, combustível, etc.
Mantenha as sementes longe da luz direta do sol. Evite deixar a embalagem aberta. O ideal é usar todo o conteúdo da embalagem.
O site CELEIRO RURAL www.celeirorural.com.br tem o adubo certo para formação de sua pastagem, Clique no link abaixo e conheça o melhor adubo, que contem todos os nutrientes para formação de pastagens:
https://www.celeirorural.com.br/wp/produto/adubo-para-formacao-e-manutencao-de-pastagens-1-quilo/
Publicar comentário