×

Os 10 Alimentos que Não Contém Glúten!

Os 10 Alimentos que Não Contém Glúten!

Os Alimentos que Não Contém Glúten que todos precisam saber. Além disso, os alimentos sem glúten são alimentos como frutas, verduras e carnes, por exemplo porque não contêm na sua composição a proteína do glúten. Estes alimentos são os únicos alimentos que podem ser ingeridos no caso da doença celíaca, porque nestes pacientes, o glúten pode danificar as paredes no intestino e provocar diarreia e dores abdominais dificultando a absorção de alguns nutrientes. No entanto, todos podem se beneficiar ao diminuir o consumo de glúten porque o glúten pode causar inchaço e desconforto abdominal.

O glúten está presente na maioria dos alimentos que ingerimos e, por isso, parece complicado retira-lo totalmente da alimentação ainda mais por estarmos habituados a consumir muitos produtos feitos á base de farinha de trigo, que contém a substancia. Porém existem alimentos capazes de substitui-lo na dieta, principalmente para pessoas que convivem com a doença celíaca. Confira agora, Os 10 Alimentos que Não Contém Glúten:

Grão-de-Bico: O Grão de bico é um dos Alimentos que Não Contém Glúten, um nutriente importante presente no grão é o aminoácido triptofano, que participa da serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer, bem-estar e confiança. Dessa forma, o alimento afasta a ansiedade e o nervosismo, além de ajudar no controle do apetite e do sono. Como a farinha, é rico em fibras, proteínas e minerais.

Konjac: Produzido a partir de um tubérculo, o alimento pode ser encontrado na forma de macarrão ou em barrinhas. É pouco calórico aproximadamente 5 calorias a cada 100 g e é rico em uma substancia chamada glucomanan, um tipo de fibra solúvel que aumenta a sensação de saciedade, por isso o Konjac é um dos Alimentos que Não Contém Glúten.

Cacau: O cacau é um dos Alimentos que Não Contém Glúten, pois o cacau estimula á liberação de hormônios como endorfina, que promove a sensação de bem-estar, melhorando quadros de ansiedade e depressão. Por isso, tão comum comer aquele chocolate e se sentir bem. A versão em pó uma opção mais saudável do que o achocolatado em pó. Já que este é composto por mais de 50% de açúcar enquanto o cacau é livre de açúcar e preserva boa quantidade de nutrientes.

Batata-Doce: Esse alimento não contém glúten, e possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, não provocar picos de insulina no sangue e é indicado como fonte de energia para quem quer perde peso. É rica em betacaroteno, um antioxidante que se converte em vitamina A, quando ingerido, protegendo a saúde dos olhos e da pele. Cozida, ela serve de base para pães e bolo sem necessidade de farinhas.

Soja: A soja é um dos Alimentos que Não Contém Glúten. A soja é uma versão em forma de farinha é uma ótima opção para os celíacos, além do leite de soja também servir para quem tem intolerância á lactose. A soja possui grande quantidade de proteína de alto valor biológico, ou seja, bem aproveitado pelo organismo. Feito com os grãos integrais a farinha de soja preserva todos os nutrientes, como proteína e fibras. Ainda existem outros produtos feitos á base de soja, como tofu (queijo), missô (massa para tempero e sopa) e shoyu (molho). No entanto, algumas marcas de shoyu podem conter glúten por isso é importante ficar de olho no rótulo antes de comprar!

Tapioca: Esse alimento tipicamente brasileiro ficou famoso por substituir o pão nos Alimentos que não contém glúten, ou seja na dieta sem glútemn. Produzido a partir da mandioca pode servida com recheios doces ou salgados e é indicada para café da manha ou lanche da tarde.

Quinoa: Assim como trigo sarraceno, a quinoa é um pseudocereal um alimentos que não contém glúten, mas nem por isso deixa de ser fonte de proteína. Ela é um alimento completo pois é uma fonte importante de proteína de alto valor biológico, combinação de aminoácido de excelente qualidade, possui baixa concentração de carboidrato e de gordura.

Chia: A chia é um dos Alimentos que não contém glúten, pois é um alimento mais rico em ômega-3, um acido graxo que reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), além se preserva a memoria e reduzir o acumulo de gordura na região abdominal. É repleta de fibras, ajuda no funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade, já que, ao ser ingerido, absorve água e aumenta a cerca de 12 vezes seu tamanho no estomago.

Mandioca: Ao contrario do que algumas pessoas pensam a mandioca é um dos Alimentos que não contém glúten. O alimento é fonte de carboidratos e pode ser consumido cozido ou assado além de servir para a produção de farinha de mandioca contém boas quantidades de magnésio, fosforo, potássio e cálcio, colaborando para formação de ossos e dentes. Outros subprodutos são polvilho doce, também conhecido como fécula de mandioca e o polvilho azedo.

Amêndoa: Assim como outro oleaginosas, a amêndoa é rica em “gordura do bem” que protegem as artérias e as funções cerebrais, além de fornecer boa quantidade de proteínas, vitaminas E, e do complexo B.

Os Alimentos que não contém glúten ajudam a diminuir os sintomas provocados pelo glúten nos doentes celíacos como diarreias e dores abdominais. Além disso, os alimentos sem glúten também é utilizada para emagrecer porque são eliminados da dieta bolachas, pão, bolos ou biscoitos, por exemplo, o que diminui as calorias que são ingeridas. Para seguir uma dieta sem glúten é importante ter o acompanhamento de um nutricionista para garantir que são ingeridos todos os nutrientes necessários ao organismo.