Proteção dos canteiros de minhocas ao ar livre – coberturas
Proteção dos canteiros de minhocas ao ar livre – coberturas
Ela pode ser de telha, esteiras, lona, plástico, polietileno, sacos aproveitados, etc., e mesmo materiais como o bagaço de cana, folhas de bananeiras, capim picado, etc. Podem ficar apoiadas ou calçadas diretamente sobre as bordas dos canteiros ou sobre suportes ou calços de tijolos, madeira, etc., colocados sobre elas.
– evita que as chuvas, principalmente as mais fortes, caiam sobre os canteiros, molhando-os demais ou os encharcando, o que prejudica e até pode matar todas as minhocas neles existentes;
– protege, também, os trabalhadores, que podem executar melhor os seus trabalhos.
Os canteiros também podem ter o seu fundo, lados e cabeceiras protegidos por tábuas, para evitar a entrada de animais predadores.
Canteiros embaixo de árvores
Uma boa maneira para proteger os canteiros é fazer a sua construção embaixo de árvores, pois elas lhes proporcionam uma boa sombra e uma proteção eficiente contra os raios solares diretos e o calor, o que é muito importante em climas quentes como os do Brasil. Além disso, elas ainda protegem das chuvas ou reduz o seu impacto sobre os canteiros.
Essa prática evita a construção de coberturas. Outra vantagem é que, com claridade e sombra ao ar livre, diminui muito a tendência que as minhocas têm de fugir dos canteiros.
Coberturas para mais de um canteiro
Além das coberturas já mencionadas, para um só canteiro, podemos construir coberturas, também simples e baratas, para mais de um canteiro. Essas coberturas “coletivas” têm, ainda, a vantagem de abrigar, não só os canteiros mas também os corredores existentes entre eles, permitindo que os empregados trabalhem normalmente, mesmo em dias muito quentes ou de muita chuva.
Publicar comentário