Bebedouros para coelhos
Bebedouros para coelhos
Bebedouros tipo pote ou comuns
Bebedouros tipo “mamadeira” ou de garrafa
É um pouco recurvado na sua extremidade livre, que é afunilada e que possui, na ponta, um pequeno orifício de mais ou menos 1mm de diâmetro, pelo qual passa a água para os coelhos beberem. Devem ser colocados pelo lado de fora das gaiolas, ficando apenas a sua ponta livre, dentro dela, ao alcance dos animais. Podem ser fixados, de preferência, na parte da frente da coelheira ou em um dos seus lados, quando for mais conveniente, o que é feito por meio de alças de arame ou por um porta-garrafa.
Bebedouros automáticos
O cano deve ser, de preferência, rígido, de PVC e de ½ ou ¾ de polegada, ligado a uma pequena caixa de água de 10 a 30 litros e cuja altura, em relação ao nível dos bebedouros, deve ser bem controlada sendo, em geral, de mais ou menos 80cm, para que seja mantida nos canos uma pressão suficiente para conservar as válvulas fechadas, para que não fiquem pingando água, mas também não muito forte que dificulte ou até impeça o coelho de, com o focinho, empurrar o pino para que a água saia e ele a possa beber.
Esses bebedouros devem ficar a uma altura de 25cm do piso das gaiolas, para que todas as categorias de coelhos, exceto para as gaiolas em que existam ninhadas, nas quais eles devem ficar a 15cm de altura, para que os láparos os possam alcançar. Os bebedouros automáticos apresentam as seguintes vantagens: fornecer, à vontade, água potável, limpa ou mesmo filtrada; economizar mão-de-obra, porque não precisam ser limpos ou lavados com freqüência como os de outros tipos e são de fácil limpeza, quando necessário.
Publicar comentário