Criação de galinhas
Criação de galinhas
As galinhas (Gallus domesticus Auct), dentre todas as aves domésticas, são as que apresentam maior valor econômico para a humanidade. Sua origem é asiática e já eram criadas pelo homem em 1400 A..C. Da Ásia, sua criação foi introduzida na Europa e espalhada, posteriormente, por todo o mundo, principalmente durante o período das grandes colonizações. Ainda existem, na Ásia, algumas espécies de galinhas selvagens, o que não acontece em nenhuma outra parte do mundo.
– Para ovos: Leghorn (variedade branca, perdiz e minorca)
– Raças mistas: Rhodes Vermelha, New Hampshire, Plymouth Rock barrada, Plymouth Rock branca e White América
– Para adorno ou estimação: Cornisch branco, Cornisch preto, Malaio e Aseal
– Cruzamentos industriais:
New Hampshire X Plymouth Rock barrada,
Plymouth Rock branca X New Hampshire,
Cornish Game X New Hampshire,
Leghorn X Plymouth Rock barrada e
Leghorn X New Hampshire.
Atualmente, para a produção industrial de ovos e de aves para abate, são empregadas espécies com nome comercial de “híbridas”, não sendo mais utilizadas as raças puras. As linhagens das galinhas “híbridas” são denominadas, de acordo com a empresa que as produz, por nomes, códigos ou números.
Como as galinhas se reproduzem por meio de ovos e estes, por si só, já possuem um grande valor comercial, os dados sobre número de ovos são muito importantes para o avicultor. O número médio, por ano, de ovos que as fêmeas colocam é 80, para as galinhas crioulas e de 120 a 200 para as galinhas de raças aperfeiçoadas ou “híbridas”, para uso industrial. O aumento desse número depende dos métodos escolhidos para a criação e, em grande parte, da alimentação das aves.
A incubação dos ovos pode ser feita de maneira natural ou através de incubadeiras ou chocadeiras mecânicas, de qualquer forma, não importando o método utilizado, o período de incubação é de 21 dias.
Para que uma criação alcance o sucesso comercial desejado, o avicultor deve conhecer bem as técnicas e as características dessas aves. É de vital importância que o criador saiba a melhor idade para iniciar a reprodução. O melhor período para isso é dos 4 aos 7 meses.
O número de machos, em um plantel de aves, é muito importante. Se houver machos demais, as despesas aumentam e as fêmeas são constantemente incomodadas, diminuindo, assim, a sua produtividade e, conseqüentemente, os lucros do avicultor. De um modo geral, podemos dizer que devem haver de 10 a 12 fêmeas para cada macho das raças leves e de 8 a 10 fêmeas para cada macho das raças pesadas.
O período em que as aves devem reproduzir é muito importante. Uma ave, depois de algum tempo como reprodutora, torna-se economicamente inviável. As galinhas devem ser utilizadas durante 2 posturas, no máximo 3.
É aconselhável que as galinhas produzam ovos para consumo só na primeira postura, enquanto as galinhas destinadas a ovos para incubação, podem fazer uma segunda postura, mas somente após uma seleção detalhada.
Publicar comentário