Conheça o inhame (cará)
Conheça o inhame (cará)
O inhame, também conhecido como cará no Centro-Sul do Brasil, pertence ao grande número de espécies do gênero Discorea. As espécies cultivadas no Brasil têm origens africana e asiática, por mais que também haja um grupo de discoreáceas nativas do Brasil Central (estas são consumidas principalmente por populações indígenas).
É uma planta herbácea trepadeira, com tubérculos subterrâneos e em algumas espécies aéreos, caule volúvel, folhas estreitas em forma de ponta-de-faca.
Suas principais espécies são Dioscorea cayenensis, Lam., africana, com vários tipos: Cará-da-Costa, Cará Tabica, Cará Negro, Cará Espinho Freire e a D. alata L., asiática, com os tipos: Cará São Tomé, Cará Mandioca, Cará Flórida, Roxo de lhéus, Cará Sorocaba.
Por ser uma planta de clima tropical, o inhame não tolera frio e nem geadas. Adapta-se bem em climas quentes e úmidos, com temperatura entre 25-30°C, chuvas em torno de 1.500mm/ano com estação seca definida de 2 a 5 meses. Por mais que possa ser plantado em diversos tipos de solos, os mais adequados são os solos leves, com textura pouco arenosa e profundos e com boa capacidade de retenção de umidade. A adubação se faz de acordo com o tipo de solo a ser plantado.
A melhor época para o plantio é durante o período de chuvas, que no Sudeste ocorre entre setembro e novembro e no Nordeste, de janeiro a março. Já a colheita, ocorre aos 180 a 210 dias após o plantio.
Dentre as pragas do inhame, estão a formiga cortadeira (Atta sp), o cupim de solo e a lagarta das folhas. Algumas doenças que atingem a hortaliça são a requeima, o mosaico, a antracnose e a casca preta.
Publicar comentário