Cultivo de frutas cítricas
Cultivo de frutas cítricas
No Brasil e em praticamente todo o mundo, a cultura cítrica mais interessante, no que diz respeito ao aspecto comercial, é a cultura da laranja. O Brasil é um dos maiores produtores de laranja do mundo, além de produzir e exportar um grande número de produtos oriundos dessa fruta, como suco de laranja em pó, concentrado, etc. O principal mercado consumidor de laranjas e do seu suco são os Estados Unidos, que são, também, os maiores importadores desses produtos.
As plantas que produzem frutas cítricas podem ser plantadas em todo o território nacional e, entre elas, temos:
– laranjas : pera, seleta, lima natal, bahia etc.;
– tangerinas, mexericas ou bergamotas : tangerina-da-baixada, dancy, taquari, cravo etc.;
– cidreiras;
– grape-fruit : Marsh-Seedless.
Plantação
É feita com enxertos de borbulha, sobre cavalos de laranja azeda ou limão trifoliata, obtidos por sementes, embora qualquer enxerto de citrus possa ser feito sobre qualquer cavalo de citrus.
Plantio
Deve ser feita, de preferência, em junho e julho. O espaçamento mais indicado é de 6 x 6m. O terreno deve ser devidamente preparado, com aração, e a adubação necessária. Para se determinar a necessidade de adubação, deve-se realizar uma análise do solo, para que este receba os nutrientes necessários para que plantação se desenvolva adequadamente.
Doenças e pragas
As doenças principais, que atacam as plantas cítricas são a fumagina, gomose, melanose, tristeza e a verrugose. As principais pragas são os ácaros, cochonilhas, moscas-das-frutas e pulgões.
Publicar comentário