15 SEGREDOS DE UM BOM CAFÉ.

0
101
15 SEGREDOS DE UM BOM CAFÉ.
Site do Café

15 SEGREDOS DE UM BOM CAFÉ.

Dicas pra te deixar maluco por uma dose de cafeína.

A cafeína é o combustível do mundo. Acordar, tomar um cafezinho ou passar na lanchonete ao lado do trabalho só pra dar aquela turbinada já virou rotina de milhões de pessoas ao redor do globo terrestre.

Mas antes de se beneficiar das propriedades do grão, saiba que ele precisa ser muito bem tratado. Por isso separamos alguns dos melhores segredos sobre o café. Se liga.

1 – Fique ligado na data de fabricação

Quanto mais recente for a torra do café, melhor será seu sabor.

2 – O grão mais saboroso

Escolha grãos de origem 100% arábica, de categorias Gourmet ou Especial. Se o nome da fazenda estiver na embalagem, é mais um sinal de qualidade.

3 – “Grão ou pó de café?”.

O café ainda em grãos é mais bem selecionado e saboroso. Sabemos que quase não tem tempo pra viver, ainda mais pra moer o próprio café, então se for comprar o café já moído, fique ligado na hora de armazenar: a nossa sugestão é que guarde sempre em uma embalagem vedada, fora da geladeira (muitos estudos internacionais indicam a mesma coisa, mas a Associação Brasileira de Indústria do Café, ABIC, indica guardar dentro).

4 – A importância da origem da água

A água utilizada no preparo da bebida deve ser pura e limpa (mineral ou filtrada), nada de água com cloro (torneira) porque a substância destrói os elementos aromáticos do café.

5 – O ponto de fervura da água

O ponto de aquecimento da água é essencial. A temperatura ideal é próxima dos 90 graus Celsius. Como não imagino ninguém medindo a temperatura da água, segue a dica: assim que a água começar a borbulhar, desligue o forno! Se ferver demais a água rola uma perda de oxigênio que altera a acidez do café.

6 – Preservando o Café

Pelo pó do café deve passar apenas água quente. Nada de passar outro café coado ou misturar cafés preparados em momentos diferentes. Mas, quem nunca?

7 – Café com pouco ou nada de Açúcar

É comum adicionar açúcar ao café, mas sabia que existem vários tipos de café e cada um tem um sabor próprio?  É igual vinho! Procure adoçar cada vez menos a bebida até conseguir saborear o café do jeitinho que ele foi “pensado”.

8 – Por uma bebida sempre quentinha

Escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café para ter uma bebida bem quentinha. Basta colocar dentro do recipiente água fervente, deixar uns minutos, esvaziar e servir o café.

9 – A Xícara ideal

Xícaras (200ml) de porcelana são perfeitas para o amigo café. O tamanho dela é ideal para a temperatura da bebida e também destaca o sabor. Canecas maiores (300ml+), apesar de serem a preferência, faz a gente colocar mais, e assim não se aproveita as delícias da bebida; copos americanos doem os dedos, né?

10 – O mundo por um Coador de Pano pronto pra uso

Antes de estrear o coador, escalde-o com água e café. Assim os resíduos inapropriados são retirados e o coador já fica com o aroma do café.

11 – A ordem dos fatores altera o produto (1)

Para o filtro de pano, despeje o pó na água quente (antes de entrar em ebulição). Mexer até virar um creme na superfície e fim. Mas pode fazer da maneira convencional também, coloque o pó no pano, despeje um pouco de água quente e umedeça todo o pó, depois em fio continuo, despeje o restante da água.

12 – A ordem dos fatores altera o produto (2)

No coador de papel a ordem se inverte, despeje a água quente no pó (igual a segunda sugestão acima).

13 – Extração do café

O tempo de extração é o tempo de contato da água com o pó. Quanto mais lenta a extração, mais escuro o café e mais chances dele ficar amargo. O tempo de extração deve levar, no máximo, de 4 a 6 minutos.

14 – Açúcar é proibido na Garrafa Térmica

Se for utilizar garrafa térmica: mantenha sempre limpa e de uso exclusivo do café. Em hipótese nenhuma adoce o café diretamente na garrafa. O açúcar acaba formando uma crosta caramelada na parte interna.

15 – Água do Expresso, pra quê?!

Serve para limpar as papilas gustativas. Antes de tomar o cafezinho, dê um gole na água e depois um gole no café. Assim você consegue sentir o real sabor do grão e se ele está realmente bom. Se o sabor for aprovado tome o resto da água e depois o restante do café – esse é o jeito correto. Assim você permanece com o gostinho agradável por um bom tempo, caso na primeira golada o expresso esteja horrorendo, deixe o resto de água para o final, dessa forma limpa de novo seu paladar e não é obrigado a ficar com aquele gosto na boca.

Deixe uma resposta