10 dúvidas sobre o cultivo de jabuticabeira

0
324
Site do Café

1) Ataque de abelhas: Como é possível evitar o ataque de abelhas cachorras que acabam estragando os frutos maduros da jabuticabeira plantada em meu jardim?

Abelha cachorro é um dos nomes dados para a abelha arapuá ou irapuá. Pequena e preta, com cerca de 1 centímetro de comprimento, a abelha coleta o caldo do interior da jabuticaba como fonte de alimento (açúcar). Como não há produto com efeito eficaz para repelir o inseto, algumas alternativas podem ser adotadas. Entre elas, o plantio de cultura que floresça na mesma época de colheita das jabuticabas, e que sirvam como opção de alimento para as abelhas, e a localização do ninho – em um raio de 1,5 quilômetro do local procure pela colmeia, que fica externamente na copa de árvores ou paredes de construções –, com transferência dele para lugar longe de onde os insetos estão causando prejuízos. Recomenda-se que o procedimento seja feito sob orientação de um apicultor ou meliponicultor. É necessário ter conhecimentos técnicos, inclusive solicitar permissão para o órgão ambiental mais próximo, como secretarias municipais ou estaduais do meio ambiente, para realizar captura, deslocamento e instalação da colônia em outro local sem causar danos. Polinizadoras de plantas e produtoras de mel, as abelhas são protegidas por lei. Apesar de causarem danos para algumas culturas, como a jabuticabeira, a presença delas em plantios de morangueiros ajuda a diminuir as deformações dos frutos e aumentar o seu tamanho.

2) Como podar: Após a poda, meu pé de jabuticaba não brotou mais. O que posso fazer para que ele não morra?

A execução de poda em árvores frutíferas, em geral, visa auxiliar o manejo do pomar desde a formação das plantas até a colheita dos frutos, facilitando e otimizando a prática do produtor. Devido à poda, podem ser geradas em fruteiras reações relacionadas a diversos fatores inerentes à própria planta, assim como à impactos externos. Além disso, a interação dessas variáveis apresenta enorme influência sobre o resultado final da operação. Por isso, são necessários mais dados do plantio para a correta identificação do problema e recomendação para se chegar a uma solução. Assim, a sugestão mais adequada é solicitar a visita de um técnico da área agrícola no local, para que ele possa avaliar a jabuticabeira e indicar um tratamento, se for o caso.

3) Árvore sem frutos: Com sete anos de idade, minha jabuticabeira dá muitas flores, mas poucos frutos. O que devo fazer?

Existem muitos fatores que implicam na fixação de frutos nas plantas e que podem ter ação isolada ou por interação. Doenças, deficiências nutricionais e condições climáticas são alguns exemplos. Certas espécies de fungos, que infectam as flores, também podem inviabilizar a frutificação, sobretudo quando encontram ambiente adequado para o desenvolvimento. De outro lado, alguns nutrientes, mesmo que requisitados pelas plantas em quantidades mínimas, são essenciais para a produção de jabuticabas. Solicite a visita de um técnico da área agrícola para que o profissional possa obter mais informações e sugerir ações adequadas para solucionar o problema.

4) Produção baixa: É possível que minha jabuticabeira enxertada ainda fique carregada, se em 15 anos de plantio não apresentou uma carga grande?

Além da espécie, tipo de muda – se ela foi enxertada ou propagada via semente – e idade da planta, outras variáveis influenciam na produção de frutos da jabuticabeira. As condições de temperatura, umidade relativa do ar, chuva, sol, vento, relevo e solo, por exemplo, são alguns dos demais fatores determinantes na frutificação de jabuticabas. Assim, é possível obter um bom carregamento da fruteira somente se identificada a causa do problema e definidas as ações que minimizem, ou corrijam, a baixa carga da fruteira. Para isso, a presença de um técnico da área agrícola no local é importante, pois o profissional, que deve ser habilitado para a função, tem capacidade para avaliar melhor o desempenho da jabuticabeira, inclusive sugerir as intervenções necessárias para melhorar a produtividade da planta.

5) Fruto manchado: Não é possível comer os frutos, que já nascem com manchas amarelas, de uma jabuticabeira que floresce o ano todo. Como posso eliminar essas manchas?

É provável que os frutos da jabuticabeira estejam infectados pelo fungo Puccinia psidii. Causador da doença conhecida como ferrugem, o patógeno também danifica tecidos novos de folhas e flores da planta. Apesar de existirem moléculas eficientes para o controle da praga, não há para a espécie botânica produtos comerciais registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A maior incidência do fungo ocorre em períodos de temperaturas relativamente baixas e de alta umidade do ar. Outro aspecto que favorece a infecção é a fase de molhamento da planta. Assim, aconselha-se a realização da poda de limpeza, na qual são retirados os ramos doentes, os quebrados, os que se atritam e aqueles em excesso ou mal posicionados na copa, favorecendo a insolação e o arejamento dela. Outra medida sanitária é a retirada e eliminação dos frutos afetados, inclusive os já mumificados.

6) Jabuticaba amarela: Como tratar manchas amarelas que apareceram nos frutos das minhas jabuticabeiras?

Espécie de fungo que tem maior ocorrência em ambientes de clima ameno e de alta umidade, a ferrugem da jabuticabeira (Puccinia psidii wint) ataca folhas, botões florais, ramos e frutos da planta. Para eliminar a doença, indica-se aplicar uma poda de limpeza na árvore. Retire os ramos secos para que a planta tenha uma área maior para receber os raios solares. Em seguida, uma mistura de sulfato de cobre e cal virgem, conhecida como calda bordalesa, deve ser pulverizada sobre a jabuticabeira. O produto, com orientações dos fabricantes para a diluição e manuseio, pode ser adquirido na forma líquida ou em pó solúvel no varejo especializado, ou preparado no local. Separe três recipientes de plástico, pois sulfato de cobre reage com ferro e alumínio. Em um deles com 50 litros de água, mantenha mergulhado por algumas horas, até que se dissolvam, os cristais do sulfato dentro de um saco de tecido. Em outro também com o mesmo volume, acrescente aos poucos, e sempre mexendo, água ao cal. Em um terceiro recipiente de 100 litros, junte as duas misturas até a solução ficar bastante homogeneizada. Verifique se a calda apresenta reação neutra quando, em contato com ela, um papel de tornassol torna-se azul ou, por um minuto imersa, uma lâmina de aço oxidável mantém a aparência inalterada. Caso contrário, adicione cal até atingir a neutralização da calda. Aplique o produto no mesmo dia para não perder a ação fungicida e sempre use equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e cuidados com o rosto para evitar a inalação da substância.

7) Problema com formigas: Como afastar formigas de uma jabuticabeira de cerca de 1 metro de altura plantada em um vaso?

Geralmente, a presença de formigas está associada à infestação de outras pragas na planta, como cochonilhas e pulgões. Elas recolhem o excedente de seiva que não foi aproveitado pelo outro inseto. Desse processo, é comum ocorrer a incidência de fumagina, fungo semelhante à fuligem que encontra condições de desenvolvimento na solução açucarada excretada pela praga. A utilização de repelentes, como a calda de fumo, é uma alternativa que poderá trazer bons resultados para a solução do problema. Atualmente, é possível adquirir o produto em lojas do segmento de produtos agropecuários. Mesmo considerada de baixo poder residual, deve-se tomar cuidado durante a aplicação da calda, evitando a inalação, protegendo a pele e os olhos.

8) Praga desconhecida:  Já pesquisei, mas não consegui descobrir qual é a praga parecida com uma concha que, com outras e em fila, fica grudada nos galhos da jabuticabeira. Alguém pode me ajudar?

É possível que trate-se de uma praga da espécie Ceroplastes janeirensis, também conhecida como cochonilha de cera. As fêmeas adultas apresentam o corpo revestido por uma carapaça cerosa, dura, de superfície rugosa, branca, com nítidas divisões e cerca de 9 milímetros de comprimento. Entretanto, é prudente identificar corretamente a praga para que se sejam aplicadas as medidas de controle corretas. Assim, a recomendação é levar uma amostra a um técnico da Secretaria de Agricultura da cidade. Devidamente habilitado, o profissional de uma loja especializada no ramo agrícola também tem condições de analisar a praga e sugerir medidas adequadas de controle.

9) Mudança de lugar:  Há algum problema transferir o plantio de uma jabuticabeira de 10 anos de idade para um vaso grande?

Sempre haverá riscos à planta que passar por um transplante, pois o procedimento é delicado e exige habilidade para sua realização. A probabilidade de sucesso da operação é diretamente proporcional aos danos que podem ser causados à planta – ao sistema radicular, por exemplo – e aos cuidados tomados durante e após o transplante. Entretanto, caso o procedimento seja inevitável, o mais indicado é executá-lo com o acompanhamento de um técnico da área agrícola. A prática com auxílio de um profissional tem como objetivo minimizar os riscos inerentes ao transplante e permitir que a jabuticabeira se estabeleça no novo ambiente.

10) Frutos que não chegam: Será que produzirá frutos e quando a jabuticabeira que eu plantei a partir de um galho grosso retirado de uma muda mais velha? Após 40 dias cultivada em uma cova de cerca de 80 centímetros, surgiram muitos galhinhos com pequenas folhas e, em quatro meses, a ponta do galho tornou-se uma bola de folhas.

Há chance de dar frutos a jabuticabeira obtida do método de produção de uma nova planta que pode ser chamado de estaquia. Entretanto, é bom ressaltar que o nascimento de vários pequenos ramos com folhas não é indício de que houve formação de raízes. Em geral, a jabuticabeira é um material de difícil enraizamento e, muitas vezes, precisa do auxílio de hormônio para facilitar o processo. Como o plantio já está feito, o melhor é aguardar o crescimento dos ramos e o surgimento de novos em outros locais do galho principal. Quando for confirmada a existência de raízes, que têm a capacidade de absorver os nutrientes, aplique uma adubação. Mantenha o local molhado para evitar a perda de água da planta.

Deixe uma resposta